O Rebeca Andrade não vai participar do Mundial de Jacarta de ginástica olímpica. O técnico da atleta, Francisco Porath, garantiu que Rebeca permanecerá fora de competições em 2025.
A ginasta foi o grande destaque brasileiro nas Olimpíadas de Paris em 2024. Desta forma, Rebeca Andrade optou por recuperar o equilíbrio físico e mental visando a sua participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles,em 2028.
“A gente optou por ela não competir este ano. Dentro do planejamento da Rebeca, este ano seria mais tranquilo. Ativo sim dentro do ginásio, manter a preparação física, a proteção articular de todo o corpo, que ela precisa, fisioterapia, dores crônicas que ela leva, e vai levar talvez até quando parar a ginástica. É muito sacrifício. Vamos manter esse “destreinamento ativo”, que ela possa atender toda essa demanda fora do ginásio. Toda a equipe achou que não era o melhor momento para não tirar ela desse voo de cruzeiro que a gente tá, e tá indo muito bem. Aí sim em 2026 a gente tem compromissos muito importantes. Começa a valer a classificação olímpica”, explicou o técnico de Rebeca, Francisco Porath.
Sobre o descanso de Rebeca Andrade
Muitos atletas tiram um ano de descanso após grandes eventos esportivos. Por exemplo, a também ginasta, Simone Biles, teve o seu ano sabático em 2017, após as Olimíadas do Rio.
Assim como Rebeca, a atleta norte-americana também optou por não participar de competições em 2025. O foco de Simone Biles também é a participação nos Jogos Olímpicos de 2028.
“Tô descansando. Tá sendo bem importante pra mim. Era algo que eu queria há muito tempo, mas eu entendia as minhas prioridades. Então acabei jogando mais pra frente. Mas hoje para mim tá sendo maravilhoso”, revelou Rebeca.
Mesmo afastada das competições, a ginasta brasileira segue uma rotina de treinamentos no Centro de Treinamento do Time Brasil, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O ritmo é um pouco menos intenso.
“Ela tá com a rotina de treino mais baixa, mas com a cabeça muito boa”, concluiu Francisco.




