Antes de mais nada, Samuel Lino precisou de apenas cinco jogos para se tornar um dos principais destaques do Flamengo e da Série A do Campeonato Brasileiro. Desde a sua estreia, o atacante acumula números impressionantes, liderando diferentes estatísticas e mostrando que sua adaptação ao futebol brasileiro foi imediata.
Além disso, já contribuiu com uma assistência, deixando claro que é um jogador decisivo. De acordo com levantamento do SofaScore (plataforma mundialmente conhecida pelas estatísticas de futebol), Samuel Lino é o líder em dribles certos, com 16 acertos, à frente de Serna (14) e Osvaldo (9).
Nos indicadores de ações na área rival, por exemplo, o camisa 16 também se destaca: foram 32, superando Tomás Cuello (21) e Hulk (20). Esses dados reforçam sua capacidade de criar oportunidades e desequilibrar as defesas adversárias. O desempenho ofensivo não para por aí.
Em finalizações, o ponta ocupa a vice-liderança, com 13, ficando atrás apenas de Hulk, que soma 14. Além de sua contribuição no ataque, o camisa 16 do Fla demonstra entrega defensiva e competitividade. Nos duelos ganhos no chão, ele aparece em segundo lugar, com 27 vitórias, apenas uma a menos que Kevin Serna (28).
Esses números mostram que Samuel Lino é um atleta completo, capaz de contribuir tanto na construção das jogadas quanto na pressão sem a bola. Ao mesmo tempo, a versatilidade do atacante permite que ele atue em diferentes funções no setor ofensivo, sempre mantendo alto nível de rendimento.
Carlo Ancelotti tem Samuel Lino no radar na Seleção
Se mantiver esse ritmo e, sobretudo, aumentar suas participações diretas em gols – algo perfeitamente plausível diante do que já apresentou – Samuel Lino poderá entrar de vez na órbita da Seleção Brasileira. Vale lembrar que o ponta ainda não vestiu a Amarelinha apesar da carreira consolidada que já teve na Europa.
Carlo Ancelotti, que o conhece bem do período em que o jogador atuou na Espanha, está perfeitamente identificado com seu estilo e, certamente, tem todas as informações necessárias para considerá-lo nas próximas convocações do Escrete.
André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal




