Flamengo: Guillermo Varela assina renovação de contrato e recebe valorização salarial

Flamengo
Foto: Flamengo / Divulgação

Antes de mais nada, o lateral-direito, Guillermo Varela e a diretoria do Flamengo chegaram a um acordo para renovação de contrato. O vínculo do uruguaio, que terminaria em 31 de dezembro de 2025, agora vai até o fim de 2027. O novo acordo foi assinado na tarde desta sexta-feira, 15, no CT Ninho do Urubu.

A ampliação do contrato veio acompanhada de um aumento salarial, refletindo a valorização do jogador dentro do elenco rubro-negro. A diretoria e comissão técnica entendem que o uruguaio é peça importante para a manutenção da competitividade do setor defensivo. Varela é um novo coringa, com atuações seguras também na ala esquerda.

Guillermo Varela, de 32 anos, chegou ao Flamengo em julho de 2022, vindo por empréstimo do Dínamo de Moscou, da Rússia. No final daquele ano, a diretoria acertou diretamente com o estafe dele o vínculo definitivo, sem a necessidade de uma compensação financeira. Isto porque o clube acionou a “cláusula de guerra”, o que permitiu a rescisão por conta do conflito armado entre russos e ucranianos.

O acordo foi fechado de maneira rápida, evidenciando a intenção mútua de dar sequência ao trabalho. Internamente, a comissão técnica e a diretoria valorizam o comprometimento do atleta nos treinamentos e jogos. Por isso, ele recebeu elogios de Filipe Luís, um especialista na lateral-esquerda, após vitória no clássico contra o Botafogo.

“Me deixa muito orgulhoso pelo tipo de homem que nós temos aqui. Um jogador que coloca o escudo acima de tudo. Ele passou por um momento difícil. O grupo, o ama, o apoiou em todos os momentos”. A fala fez referência ao período em que Varela ficou uma semana sem treinar para acompanhar o velório da mãe, no Uruguai.

Qual a sequência de jogos de Varela pelo Flamengo?

Ao longo de sua trajetória no clube, o jogador alternou altos e baixos, mas aos poucos conquistou a confiança nos bastidores. Mesmo disputando a posição com Wesley, negociado com o Roma após o Mundial de Clubes, sempre manteve regularidade nas atuações. Dessa forma, na ausência dos laterais esquerdos, ele jogou improvisado sem comprometer o setor defensivo.

Além disso, Varela não sofre lesões com frequência. Seu último afastamento foi há um ano, por se queixar de dores nos flexores do quadril. Ele jogou 108 vezes com a camisa rubro-negra, marcou três gols e contribuiu com três assistências. Na atual temporada, o camisa 2 fez 35 partidas, sendo seis na lateral-esquerda, marcou um gol e teve participações em três gols. Ele é um jogador

Por fim, com a renovação, o Flamengo mantém estabilidade no elenco para os próximos anos, evitando a necessidade de buscar reposições imediatas para a posição. Além de Varela, o clube já trabalha para estender vínculos de outros jogadores considerados estratégicos.

Compartilhe nas Redes!

Sobre o Autor