NBA: 5 jogadores americanos com chance de ganhar o MVP da temporada 2025-26

Fique por dentro das principais novidades e promessas da NBA

Jalen-Brunson na NBA

Antes de mais nada, faz um tempo que um jogador nascido nos Estados Unidos não vence o prêmio de MVP Kia na NBA. O último jogador foi James Harden, em 2018. Considerando que 72,5% dos jogadores da liga são americanos na temporada de 2025, esse jejum parece durar uma eternidade.

Ou seja, quando será a próxima vez que um americano voltará a ganhar o prêmio e tirar da mão dos estrangeiros. Como, por exemplo, Nikola Jokić (Sérvia), Giannis Antetokounmpo (Grécia) e Shai Gilgeous-Alexander (Canadá), os vencedores mais recentes do tão cobiçado prêmio.

Vale lembrar, que na última temporada, Jayson Tatum foi o que chegou mais próximo entre todos os jogadores nascidos no país. Porém, já para o novo ano Tatum vai perder boa, parte dos jogos, devido a sua recuperação após a lesão sofrida contra o New York Knicks.

Veja quem pode vencer o prêmio de MVP na NBA 2025-26:

1-Jalen Brunson, New York Knicks

Alguém teve uma ascensão maior nos últimos três anos do que Brunson? Seu ponto mais forte é a capacidade de decidir no fim dos jogos, embora, com o novo técnico Mike Brown, Brunson possa ser orientado a dividir mais o jogo nessas situações. Isso torna os Knicks ainda mais perigosos e imprevisíveis nos momentos finais do quarto período.

E isso nos leva ao seguinte: se Brunson melhorar como passador e terminar entre os líderes em assistências, isso será visto com bons olhos pelos votantes, que podem concluir que sua evolução merece mais votos. De qualquer forma, os Knicks são projetados para vencer mais de 50 jogos e talvez terminar entre os três primeiros do Leste. Se Brunson apresentar boas estatísticas, como na temporada anterior, será difícil ignorá-lo na votação.

2-Cade Cunningham, Detroit Pistons

Ele está carregando a bandeira da próxima geração de jogadores americanos e terminou em 7º lugar na votação de MVP na última temporada. Tudo está se encaixando para Cunningham. Ele é o centro de uma franquia em ascensão, suas estatísticas estão crescendo, e os Pistons têm potencial para vencer 50 jogos.

Cunningham está naquela fase da carreira de um candidato a MVP em que está pronto para passar de bom para ótimo.

Ele está apenas começando a entrar em seu auge e demonstra garra e orgulho competitivo. Se ele e os Pistons começarem a temporada com força, sua candidatura ao MVP pode ganhar tração. E se for votado como titular no All-Star Game, aí, sim, ele se torna um fator real. Vale lembrar que ele tem apenas 23 anos, então talvez ainda tenha que esperar dois u três anos até sua hora chegar.

3-Anthony Davis, Dallas Mavericks

Caso você tenha esquecido, Davis é, possivelmente, o melhor jogador “dois lados da quadra” da NBA, e com certeza entre os americanos. Sua capacidade de defender múltiplas posições, proteger o aro, arremessar de longa distância e impactar jogos é comparável apenas a poucos jogadores.

Tudo gira em torno da saúde de Davis, e é por isso que, salvo um golpe de sorte, suas chances de MVP são frágeis, por assim dizer. Davis vai sequer alcançar o mínimo de 65 jogos exigidos para concorrer ao MVP ou a outros prêmios? Desde 2018, ele só conseguiu isso uma vez. Dito isso, esta temporada pode ser de redenção para ele, sendo essa a sua primeira temporada completa em Dallas.

4-Anthony Edwards, Minnesota Timberwolves

Ele tem as habilidades para ser considerado seriamente e, tão importante quanto, tem a ambição. Edwards quer tudo, e deve conseguir. Vem de uma temporada em que teve média de 27,6 pontos por jogo (4º na liga), além de ter melhorado seu arremesso de três pontos, com médias de 5,7 rebotes e 4,5 assistências por jogo.

É possível que ele melhore ainda mais esses números nesta temporada.

Se continuar entre os cinco maiores pontuadores da liga, isso vai chamar atenção. E se liderar a liga em pontuação por boa parte da temporada, seu caso se fortalece ainda mais. Porém, no fim das contas, os Timberwolves precisarão vencer 60 jogos, algo difícil no Oeste, e brigar com o, Oklahoma City Thunder pelo 1º lugar. Esses objetivos coletivos serão o maior desafio de Edwards.

5-Donovan Mitchell, Cleveland Cavaliers

As estatísticas, a capacidade de dominar jogos especialmente no último quarto e o potencial do time para grandes vitórias estão todos a favor de Mitchell. Somente Tatum recebeu mais votos de MVP entre os americanos na última temporada.

Os Cavs vêm de uma temporada com 64 vitórias e terminaram como cabeça de chave n.º 1 no Leste. As chances de repetir esse feito são boas, já que o Boston (61 vitórias na última temporada) pode estar enfraquecido com a ausência de Tatum no início da temporada e pelas perdas de jogadores importantes. O melhor jogador do melhor time geralmente se torna um favorito ao MVP.

Por fim, LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant, eles ainda são produtivos e talvez dignos de um time All-NBA. Mas esses ex-MVPs já não estão mais no auge, e precisarão que seus times sejam fortes candidatos ao título.

*Lucas Michel é correspondente da Agência RTI Esporte em Orlando-EUA

Compartilhe nas Redes!
Rolar para cima