Clube equatoriano acerta contratação do técnico Ariel Holan, ex-Santos

O Barcelona, do Equador, acertou a contratação do treinador argentino Ariel Holan, de 63 anos, para substituir o uruguaio Diego López no comando técnico do time. O clube agiu rápido no mercado da bola, quatro dias depois da demissão do antigo treinador.
A Agência RTI Esporte apurou que Ariel Holan, ex-técnico do Santos, era um desejo antigo do clube equatoriano. Em janeiro de 2023, antes de fechar com Diego López, dirigentes do Barcelona manifestaram interesse em contratar o argentino, mas a conversa na evoluiu.
Ariel Holan estava sem clube desde dezembro do ano passado, quando saiu da Universidad Católica, do Chile. Nesse ínterim, o treinador chegou a ter o nome cotado para comandar a seleção chilena. No entanto, Ricardo Gareca, seu compatriota, assumiu o cargo.
As conversas começaram na última sexta-feira, após o desligamento de Diego López. O presidente do Barcelona, José Francisco Cevallos Villavicencio, fez uma reunião por videochamada com Ariel Holan para alinhar todos os detalhes do acordo.
Ainda segundo apurou a reportagem, o contrato do argentino com o Barcelona vai até dezembro de 2025. O acordo prevê a liberação imediata, ou seja, no de oferta para comandar uma equipe nacional.
Ariel Holan chega com a missão de ajudar a equipe na Copa Libertadores da América. Após dois jogos, o Barcelona soma dois pontos e ocupa a terceira colocação. Sua estreia será nesta quinta-feira, 25, contra o São Paulo, no Estádio Monumental, em Guayaquil.
Como foi a passagem de Ariel Holan pelo Santos?
Ariel Holan iniciou a carreira como treinador no Defensa y Justicia, em 2015. Dois anos depois, o treinador ganhou projeção ao conduzir o Independiente ao título da Copa Sul-Americana de 2017. O título foi conquistado em cima do Flamengo em pleno Maracanã.
Posteriormente, o argentino trabalhou na Universidad Católica, do Chile e Club León, do México. Em 2021, por exemplo, teve breve passagem pelo Santos. Em dois meses, foram 12 jogos, quatro vitórias, três empates, cinco derrotas e aproveitamento de 33,33%.