Antes de tudo, a Federação Equatoriana de Futebol anunciou os convocados pelo técnico Sebastián Beccacece para a última rodada das Eliminatórias da Copa de 2026. O treinador argentino decidiu apostar em jogadores como Gonzalo Plata para os confrontos contra o Paraguai, em Assunção, e a Argentina, em Guayaquil.
Dessa forma, o atacante do Flamengo estará à disposição da Seleção do Equador para os jogos nos dias 4 e 9 de setembro. A FEF também informou que a concentração será em Buenos Aires. A explicação é que a cidade argentina facilitará a logística da equipe, que seguirá depois para a capital paraguaia.
Com isso, Gonzalo Plata jogará neste domingo pelo Flamengo contra o Grêmio, às 16h (de Brasília), no Maracanã. Logo em seguida, deverá viajar para Buenos Aires, onde fará a preparação sob o comando de Beccacece. Como o Brasileirão terá uma pausa para a Data Fifa, o camisa 50 não irá desfalcar a equipe.
Lesão no joelho afastou Plata dos jogos de junho
Plata retorna à seleção de seu país após polêmica na convocação anterior. Em recuperação de uma lesão no joelho, ele chegou a se apresentar para os jogos contra Brasil e Peru. Após troca de notas oficiais entre Flamengo e Federação Equatoriana de Futebol, o jogador acabou voltando ao Brasil.
Com a nova chamada, Beccacece reforça a confiança no atacante rubro-negro pela capacidade de ajudar a Tricolor. Plata é uma das quatro opções do treinador para o ataque. O jogador, de 24 anos, já soma 43 partidas e 8 gols pela Seleção Principal do Equador. Atualmente, pelo Flamengo, tem 31 jogos, quatro gols e oito assistências.
Por fim, a Seleção do Equador já está classificada para a Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México. Atualmente, os equatorianos ocupam a vice-liderança com 25 pontos, dez atrás da Argentina. Aliás, Equador e Brasil têm a mesma pontuação, mas os equatorianos levam vantagem no saldo de gols: 8 a 5.


