Goiás, Coritiba, Chapecoense, Criciúma e outros; veja as chances de acesso para a Série A

Times sonham com a conquista antecipada da vaga para a elite

Times lutam pelo acesso na Série B

Após 24 rodadas, a Série B começa a entrar na sua fase crucial, onde clubes lutam definitivamente pelo acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. Desse modo, com o encerramento da rodada, nesta terça-feira,02, é possível afirmar que pelo menos três times caminham para jogar a Série A em 2026.

Contudo, atualmente, onze clubes somam mais de 10% de chances de acesso para a primeira divisão. A tendência é que a disputa pelas vagas sejam definidas, majoritariamente antes da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Contudo, o que se espera é que, ao menos, a última vaga do G4 seja definida na 38ª rodada.

Vale lembrar que, após as 24 rodadas, o Goiás lidera a Série B com 44 pontos. O time abriu 8 pontos de distância para o quinto colocado, Novorizontino, que atualmente soma 36 pontos. Segundo a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Goiás é quem tem a maior probabilidade de acesso no momento.

Segundo os matemáticos da UFMG, o Esmeraldino soma 82,9% de probabilidade de acesso para a primeira divisão. Próximo do Goiás, com 43 pontos, o Coritiba surge com 78,8% de chances de acesso para a Série A do Brasileirão em 2023. Na sequência aparece a Chapecoense com 70,8% de probabilidade de acesso.

Vale destacar que, dos times do G4, somente os três primeiros somam mais de 70% de chances de acesso para a elite. Já o Criciúma, que fecha o G4, atualmente soma 39 pontos. Desse modo, o time de Santa Catarina aparece com 55.7% de chances de acesso.

Diferença do G4 para outros times é grande na luta pelo acesso

O detalhe é que a diferença dos times do G4 para as outras equipes que ainda lutam pelo acesso tem uma diferença grande na probabilidade. Para se ter noção, o quinto colocado na Série B é o Novorizontino com 35 pontos. Já nas chances de acesso para a primeira divisão, o time tem apenas 17.5% de chances.

Na sequência aparece o Vila Nova com 15.5%, seguido por CRB com 15.4%. Depois, surgem Cuiabá com 12.6%, Avaí com 10.6%, Athletico-PR, com 10.5% e Operário com 10.4%. Outros clubes ainda vivem a expectativa de acesso, contudo não somam pelo menos 10% de chances de acesso.

Compartilhe nas Redes!
Rolar para cima