Ferroviária demite Vinícius Bergantin após derrota para o Novorizontino

Clube anunciou a saída do técnico após derrota em casa; Daniel Azambuja assume interinamente a Locomotiva na Série B.
Vinícius Bergantin é o novo auxiliar técnico do Flamengo
Foto: Divulgação / Ferroviária

Antes de tudo, a Ferroviária anunciou, na noite desta segunda-feira (15), a saída do técnico Vinícius Bergantin. A decisão foi tomada minutos depois da derrota de virada para o Novorizontino, por 2 a 1, na Fonte Luminosa, pela Série B do Campeonato Brasileiro. O auxiliar Gabriel Remédio também deixou o clube.

Dessa forma, interinamente, o comando grená será de Daniel Azambuja, auxiliar permanente da Locomotiva. Com Bergantin, a equipe encerra a 26ª rodada na 15ª posição da tabela, com 31 pontos conquistados. A sequência sem vitórias pesou: empates em casa diante de Volta Redonda (0 a 0) e Cuiabá (2 a 2, após abrir 2 a 0), além das derrotas para Coritiba (4 a 0) e Novorizontino.

Na atual Série B, a Ferroviária chegou a ocupar o oitavo lugar na terceira rodada, mas também passou três rodadas na zona de rebaixamento. Foram sete vitórias, dez empates e nove derrotas, um aproveitamento de 39%. “O momento exige mudança e acreditamos que é a decisão mais correta neste ponto da competição”, disse um dirigente, em nota.

Qual o retrospecto de Vinícius Bergantín na Ferroviária?

Essa foi a segunda passagem de Bergantin pela Locomotiva. Ele retornou em fevereiro de 2025, após a saída de Júnior Rocha no Campeonato Paulista da Série A2. No estadual, acumulou quatro vitórias, um empate e duas derrotas, sendo eliminado nas quartas de final para o Ituano, nos pênaltis.

No total, Bergantin comandou a Ferroviária em 33 jogos nesta temporada. Foram oito vitórias, sete empates e nove derrotas, somando 44 pontos em 99 disputados, com 44% de aproveitamento. Em 2024, o ex–auxiliar de Tite foi peça importante no acesso à Série B, com 12 vitórias, 13 empates e apenas uma derrota.

Por fim, o próximo compromisso da Ferroviária será no sábado (20), às 18h30, contra o Avaí, fora de casa, pela Série B. Até lá, Daniel Azambuja terá a missão de reorganizar o elenco e buscar recuperação imediata no campeonato.

Compartilhe nas Redes!

Sobre o Autor