O Monstro voltou! Thiago Silva acerta com o Fluminense
De volta para casa! O Fluminense chegou a um acordo nesta sexta-feira, 3, com o zagueiro Thiago Silva. O clube, dessa forma, acabou encerrando uma novela que se arrastava há, pelo menos, três temporadas. No fim de abril, o jogador comunicou sua saída do Chelsea, da Inglaterra, após publicação de um vídeo nas redes sociais. O contrato com o clube inglês se encerra no dia 30 de junho.
A Agência RTI Esporte apurou que o Fluminense já tinha redigido o contrato de Thiago Silva desde o anuncio da saída do jogador do Chelsea ao fim da temporada europeia. A princípio, a proposta salarial feita ao zagueiro era vantajosa. Dessa forma, os vencimentos seriam semelhantes ao do lateral-esquerdo Marcelo, ou seja, algo em torno de R$ 1,2 milhão.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Revelado nas divisões de base de Xerém, Thiago Silva atuou na equipe profissional do Fluminense entre 2006 e 2008. Com a camisa tricolor atuou por 97 partidas, marcou nove gols e deu quatro assistências. Conquistou o título da Copa do Brasil, em 2007, e foi vice-campeão da Copa Libertadores da América, no ano seguinte.
Em diversas entrevistas, Thiago Silva guarda com carinho sua relação com o Fluminense. E essa gratidão não vem das conquistas dentro de campo. Em 2006, quando atuava por empréstimo na equipe do Dinamo de Moscou, da Rússia, o zagueiro foi diagnosticado com uma tuberculose e ficou internado por um longo período. Recuperado, o Tricolor Carioca teve importância fundamental na sua volta aos gramados.
De volta ao Velho Continente, depois de breve passagem pelo futebol russo e português (atuou pelo Porto), o zagueiro chegou ao Milan em janeiro de 2009. Pela equipe italiana foram 119 jogos, seis gols marcados e duas assistências. Em três temporadas conquistou um Campeonato Italiano e uma Supertaça da Itália.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Em julho de 2013 foi anunciado como novo reforço do Paris Saint-Germain. Pelo clube da capital francesa, Thiago Silva se tornou um dos maiores ídolos da história do clube e se consolidou como um dos melhores defensores do mundo. Em sete temporadas, colecionou títulos: sete vezes o Campeonato Francês e a Supertaça da França, cinco vezes a Taça da França e seis vezes a Taça da Liga.
No vídeo de despedida do Chelsea, onde chegou no início da temporada 21/22, o jogador brasileiro relembrou o status de líder do elenco mesmo com pouco tempo de clube. E foi com esse espírito que Thiago Silva levantou os títulos mais importantes da carreira com a camisa do clube londrino: a UEFA Champions League e o Mundial de Clubes.