Em Portugal costuma-se dizer: “ainda agora a procissão vai no adro”. A expressão simboliza que algo apenas começou. É o caso das cinco principais ligas europeias de futebol. No entanto, mesmo com poucas rodadas disputadas, alguns brasileiros já assumem protagonismo.
Raphinha, do Barcelona, e João Pedro, Chelsea, lideram as participações em gols neste início de temporada. No clube catalão, o ponta de 28 anos soma números impressionantes. São 57 gols e 47 assistências em 150 jogos oficiais.
Além disso, na temporada 2025/2026, já acumula três gols e duas assistências em apenas seis partidas. Assim, a previsão é de mais um ano de alto rendimento para o atacante em LaLiga. Por outro lado, Vinícius Jr. também começou em alta no Real Madrid.
O camisa 7 dos merengues já registrou duas assistências e dois gols, confirmando o estatuto de estrela incontornável. Na Inglaterra, João Pedro brilha com a camisa do Chelsea. Em cinco jogos, soma dois gols e três assistências, sendo o segundo melhor garçom da Premier League.
Ao mesmo tempo, Richarlison desponta no Tottenham. O “Pombo” já marcou três vezes e ainda deu uma assistência em cinco jogos. Assim, o centroavante conseguiu recuperar protagonismo a fim de garantir vaga na Seleção Brasileira comandada pelo técnico Carlo Ancelotti.
Rômulo Cardoso com bom arranque na Alemanha
Na Bundesliga, Rômulo Cardoso, ex-Athletico-PR, se destaca no RB Leipzig com dois gols em quatro partidas. Já na Itália, Bremer, zagueiro da Juventus, soma duas assistências em três jogos. Nos gols, Lorran, do Pisa, e Wesley França, da Roma, também aparecem com um tento cada.
Na França, por enquanto, não há brasileiros em destaque nesse quesito. Ainda assim, a temporada está apenas no começo. Por fim, com tantos nomes em evidência, Carlo Ancelotti já tem motivos para observar de perto quem pode entrar na lista da Seleção rumo à Copa do Mundo de 2026.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal




