A Portuguesa anunciou nesta terça-feira (30) seu novo treinador para as próximas temporadas. Fabio Matias, com passagens por Botafogo, Juventude e Atlético-GO, chega ao clube após a saída de Cauan de Almeida, demitido por conta da eliminação na Série D.
O contrato do técnico de 46 anos com a Lusa vai até o encerramento do Campeonato Paulista de 2027. Entusiasmado, Fabio comemorou o acerto junto ao clube paulista: “A Portuguesa é um clube com muita história e tradição, com uma torcida apaixonada. Fico muito feliz por ter a oportunidade de estar aqui, participando desse projeto de reconstrução”, afirmou o comandante.
Inicialmente, Fabio Matias estava sem clube desde julho, quando foi demitido pelo clube goiano. Pelo Dragão, comandou o time em apenas nove partidas na Série B do Campeonato Brasileiro. Além disso, o treinador também teve uma passagem pela equipe sub-20 do Flamengo. Justamente onde ganhou mais notoriedade no cenário do futebol brasileiro.
Nesse sentido, Tadeu Oliveira Júnior, vice-presidente de futebol da SAF da Portuguesa, ressaltou a identificação do técnico com a reconstrução do clube rubro-verde: “Ele se encaixa na visão que temos sobre futebol e estamos felizes com a sua chegada ao nosso projeto”, afirmou o dirigente.
Quais clubes Fabio Matias treinou?
Fábio Matias começou sua carreira como treinador nas categorias de base do Guarani, Grêmio, Internacional e Flamengo, acumulando experiência no sub-15, sub-17 e sub-20 dessas instituições. Depois, ele assumiu o Red Bull Bragantino como técnico do sub-23 entre 2022 e 2024. Mais tarde, Matias dirigiu como interino o Botafogo e posteriormente aceitou o cargo de técnico principal no Coritiba. Ele também comandou o Juventude no Brasileirão e, por fim, assumiu o Atlético Goianiense em 2025, antes de acertar sua chegada na Portuguesa.


