A sede do Pan-Americano de 2031 está definida e o torneio acontece em Assunção, no Paraguai. A capital paraguaia superou a candidatura dupla das cidades de Rio de Janeiro e Niterói. Nos últimos meses, as cidades brasileiras reuniram forças e mostraram suas instalações aos membros da Panam Sports. O Rio de Janeiro contava com a experiência de já ter sido sede do Pan-Americano, em 2007, além das Olimpíadas, em 2016.
Ao todo são 53 votos estavam em disputa, sendo que os 12 países que já organizaram os Jogos (Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Chile, Cuba, Estados Unidos, México, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela) tinham direito a dois votos. Desse modo, a cidade de Assunção levou a melhor e vai sediar o torneio. A capital do Paraguai recebeu 28 votos contra 24 da candidatura conjunta do Brasil.
Aliás, essa será a primeira vez que Assunção vai receber o Pan-Americano. Agora os paraguaios terão cerca de seis anos para organizarem a cidade de Assunção com as instalações para receberem o torneio. O Brasil já havia recebido a competição também em 1963, quando a cidade de São Paulo sediou o Pan-Americano.
Assunção com projeto consolidado
A capital do Paraguai também tentou ser a sede do Pan-Americano de 2027, após Barranquilla, na Colômbia, não cumprir compromisso com a Panam Sports. No entanto, acabou perdendo para Lima, no Peru. Neste ano, Assunção já sediou o Pan Júnior, que reuniu atletas de até 22 anos. A competição aconteceu em agosto.
Por fim, Assunção lançou o projeto antes da candidatura de Rio-Niterói e conseguiu mais tempo para fazer a campanha. A campanha tem como principais pontos a construção de um estádio de atletismo e de uma arena com capacidade para 10 mil pessoas no parque olímpico da cidade.




