Antes de mais nada, o Sporting, de Portugal, decidiu antecipar os planos e já iniciou conversas com o Flamengo para acionar a opção de compra de Rayan Lucas, jovem meio-campista brasileiro de 20 anos, por 4 milhões de euros (R$ 24,8 milhões, na cotação atual).
A Agência RTI Esporte apurou que o Sporting poderia exercer essa cláusula até o fim da temporada, mas pretende fazê-lo ainda em janeiro, garantindo desde já a permanência de um jogador em quem deposita grande confiança para o futuro.
Nesse sentido, mesmo quando ainda atuava no time B, Rayan Lucas era observado de perto pela direção leonina e pelo treinador Rui Borges, que o foi integrando desde logo nos treinos do time principal.
Agora, já consolidado nesse ambiente, o plano passa por mantê-lo em crescimento e adquirir ritmo competitivo ao lado dos atletas da equipe A. O jovem já estreou pelo time principal do Sporting, com 13 minutos na vitória por 5 a 1 sobre o FC Alverca, pela Taça da Liga Portuguesa.
Técnico Rui Borges deixa vários elogios à cria do Flamengo
O técnico Rui Borges elogiou a evolução do jogador e destacou o seu potencial: “Tem dado resposta e sido fantástico. Ainda tem vícios de futebol brasileiro e, se calhar, de futebol de formação brasileiro, mas aos poucos tem melhorado”, disse antes de prosseguir:
“É internacional Sub-20 do Brasil, e isso já diz muito sobre sua qualidade. Tem condições técnicas, físicas e atléticas para ser um grande jogador. Está em adaptação, mas é humilde, ouve, respeita e aprende rápido”, finalizou.
Com esse perfil, o Sporting vê na cria do Flamengo uma aposta segura para o presente e uma promessa para o futuro, devendo assinar um contrato de longa duração e ficar com uma multa rescisória alta.
Por fim, a escolha reforça-se pelo fato de Morten Hjulmand, o capitão, deverá sair do clube no final da época, pois é altamente cobiçado e Hidemasa Morita, outro dos jogadores importantes do time, não irá renovar contrato.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal




