Antes de mais nada, Matheus Nascimento, atacante de 21 anos com contrato com o Botafogo, viveu nos Estados Unidos a temporada mais produtiva da carreira em participações diretas em gol. Emprestado ao Los Angeles Galaxy, o brasileiro somou seis gols e três assistências em 28 jogos.
Até então, a melhor época tinha sido em 2022, pelo Fogão, quando marcou sete vezes e entregou uma assistência em 37 partidas. Apesar disso, no Los Angeles Galaxy, o atacante foi apenas o 13º jogador com mais minutos em campo.
Foram 1506 minutos, distribuídos em 26 jogos. Em 16 deles, Matheus foi titular. Ainda assim, dividiu vestiário com referências de grande rodagem, como Maya Yoshida, Joseph Paintsil, Riqui Puig e, sobretudo, o astro alemão Marco Reus.
Para um jovem de 21 anos, isso acrescenta contexto competitivo e elevação de exigência. Na Leagues Cup, o desempenho do internacional olímpico brasileiro foi mais evidente. Foram três gols e uma assistência em quatro partidas.
Na MLS (Major League Soccer), ele marcou três vezes e fez duas assistências. Estes são números que confirmam consistência de impacto, mesmo não sendo um titular absoluto no time comandado pelo técnico Greg Vanney.
Em métricas complementares, Matheus Nascimento também mostrou evolução. Teve 68% de acerto nos passes, 45% de disputas vencidas e 48% de duelos ganhos pelo chão. São indicadores que sugerem maturação competitiva, leitura de jogo e maior robustez física.
Poderá ter lugar no elenco do Botafogo em 2026?
Com isso, o atacante projeta um 2026 diferente. O Botafogo carece de um nome incontestável desde a saída de Igor Jesus para o Nottingham Forest e Matheus regressa com estatística, minutagem e argumento numérico para disputar vaga no ataque alvinegro.
Vale ainda lembrar que o jovem vestiu, também, a Amarelinha nas categorias de Sub-20 e de Sub-15. Como tal, o talento do atacante está comprovado e é legítimo que lhe seja dada uma nova oportunidade, mesmo que o LA Galaxy tenha anunciado que está a tentar ficar com ele em 2026.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal




