Antes de tudo, Arthur Bernardes, ex-treinador de Flamengo, Fluminense, Botafogo, Bahia e Atlético-MG, foi o entrevistado dos jornalistas Wilson Pimentel, Cassiano Carvalho, Vinícius Teixeira e Marco Marcondes no Podcast da Agência RTI Esporte.
Com ampla experiência no Brasil e no exterior, ele analisou o momento do futebol nacional. Depois do programa, o técnico comentou a polêmica entre Carlos Ancelotti, Emerson Leão e Osvaldo de Oliveira, presenciado por ele na sede da CBF, que trata o tema com cautela.
“Evitei muito falar porque eu estava lá. É sensível. Analisar e julgar são coisas diferentes”, destacou. Bernardes avaliou que a condução do evento não foi adequada. Segundo ele, a CBF deveria ter preparado a pauta com clareza: “O que falar, quem falar e qual era o objetivo. A temperatura fugiu do desejado e criou mal-estar”, afirmou.
Contudo, ele reforçou o respeito por Osvaldo e Leão, citando que são profissionais racionais e vencedores. O treinador explicou que o encontro tinha potencial importante, mas perdeu foco. “Era um momento de reaproximação. A CBF abriu a casa. Era para tratar com delicadeza e sensibilidade. A conversa tinha que ser polida antes”, disse.
Qual a opinião de Arthur Bernardes sobre Carlo Ancelotti?
Ademais, para Arthur Bernardes, a presença da mídia reforçava a necessidade de alinhamento. Ao falar da seleção brasileira, defendeu o trabalho de Ancelotti. Ele classificou a equipe num momento crítico. Agora entra na fase de definir.
“Já deve ter uma base pronta, mas futebol muda a qualquer momento. “Vai pesar o nome dele. Mas precisa colaborar e se entregar mais. Ele tem muita qualidade, mas o aspecto campo vai definir a ida dele para a Copa do Mundo”, observou antes de prosseguir:
“Tudo pode acontecer. Jogador que está pronto fica fora do nada”, afirmou. Ele destacou que a definição final depende da forma física, da entrega e do equilíbrio psicológico dos atletas. Sobre o Campeonato Brasileiro, Bernardes apontou Flamengo e Palmeiras como protagonistas.
“O Palmeiras é tinhoso. Não tem a mesma qualidade do Flamengo, mas disputa ponto a ponto”, disse. Ele afirmou que o retorno dos convocados será decisivo. “Se voltarem cansados, pode ferir o Flamengo”, avaliou. O técnico evitou apontar um campeão.
O que Arthur Bernardes disse sobre Flamengo e Palmeiras?
Antes de tudo, Arthur Bernardes lembrou que o mandante forte e o gramado rápido podem influenciar a reta final. Sobre o jogo entre Flamengo e Palmeiras pela Copa Libertadores da América o treinador foi direto.
“O Flamengo tem condição de levantar o título. Mas o Palmeiras está buscando também. O Abel Ferreira não vai deixar escapar fácil. Ele já conhece o caminho e sabe como vencer o torneio. Mas, do outro lado tem um gigante chamado Flamengo”, disse.
Para 2026, Arthur Bernardes planeja lançar um curso voltado a jornalistas, preparadores físicos e jovens treinadores. “Vai ter teoria, prática, drone, várias angulações. Quero mostrar o dia a dia real”, explicou. Ele ainda abriu a porta para voltar ao rádio. “Se tiver oportunidade, eu venho. Gosto muito de comentar”, disse o técnico que atuou como comentarista da Rádio Tupi de 2004 a 2007.




