F1: Lando Norris, Oscar Piastri e Max Verstappen; saiba o que cada um precisa para ser campeão

Dupla da McLaren vive momento positivo na atual temporada; holandês corre por fora na busca pelo pentacampeonato

A Fórmula 1 vai conhecer o seu campeão da temporada de 2025 no próximo domingo, 07, quando ocorre o Grande Prêmio de Abu Dhabi. Lando Norris e Oscar Piastri, ambos da McLaren, além de Max Verstappen, da Red Bull, são os três que aparecem com possibilidade de título.

No momento, o grande favorito é Lando Norris, que está em vantagem e tem 12 pontos a mais do que Verstappen (408 a 396), que aparece em segundo. O australiano Oscar Piastri é o terceiro, com 392 pontos conquistados.

Desse modo, Norris depende apenas de seu trabalho para conquistar o seu primeiro título mundial. Para o britânico, basta estar entre os três primeiros em Yas Marina para garantir o campeonato, independente da posição dos demais adversários.

Até mesmo que fique em quarto ou quinto, Norris pode chegar ao título, desde que Max Verstappen não saia vitorioso. Caso termine em posições mais abaixo dessas, Norris ainda pode ser campeão se os adversários não conseguirem vencer.

O que Max Verstappen precisa para ser campeão?

Para o atual tetracampeão mundial, existe a necessidade de vencer a corrida em Abu Dhabi. Se terminar em primeiro, Verstappen torce para que Norris fique fora do pódio. Assim, vai chegar à conquista de mais um título mundial de Fórmula 1.

Caso não consiga vencer a corrida, Verstappen trabalha com outros dois cenários. Se ficar em segundo, o holandês precisa que Norris fique de oitavo para baixo, além de que Piastri não vença a corrida. Em caso de um terceiro lugar, Norris teria que terminar de oitavo para baixo, além de Piastri, no máximo, em segundo.

O que Oscar Piastri precisa fazer para ser campeão?

O australiano é o que tem a situação mais difícil na luta pelo título, mas ainda pode chegar lá. Piastri precisa vencer a corrida em Yas Mariana e torcer para que Norris fique, no máximo, em sexto. Nesse cenário, o posicionamento de Verstappen não teria qualquer influência para Piastri.

Em combinações mais improváveis, o piloto australiano pode ser campeão até mesmo se terminar em segundo. Para isso, Norris precisaria estar, pelo menos, em décimo lugar, enquanto Verstappen não poderia estar acima da quarta colocação.

Quem tem a situação mais complicada é Oscar Piastri, que precisa vencer ou terminar em segundo na última etapa da temporada. Em qualquer outra posição, o piloto não pode chegar ao título. Além de fazer um grande trabalho em Yas Marina.

Compartilhe nas Redes!
Rolar para cima