O Grande Prêmio de Abu Dhabi aconteceu na manhã deste domingo, 07, e coroou Lando Norris como o grande campeão da temporada. O piloto da McLaren / Mercedes confirmou o favoritismo e celebrou o seu primeiro título mundial da carreira. Durante a corrida, Norris terminou na terceira colação.
Buscando o título, Max Verstappen saiu na pole position, com Lando Norris e Oscar Piastri logo atrás. Os três travavam luta direta pelo campeonato e, logo nas primeiras voltas, Verstappen conseguiu travar Norris para manter a sua vantagem. Ainda no começo da corrida, Piastri tomou a posição de Norris e assumiu a segunda posição.
Com essa configuração, Norris seguia com o título mundial, mas tendo apenas dois pontos de vantagem para Max Verstappen. Já o brasileiro Gabriel Bortoleto se mantinha na sétima colocação da prova, mostrando consistência.
Na disputa pelo título, Lando Norris foi o primeiro a parar nos boxes, Leclerc e Alonso também foram na mesma volta. Quando retornou, Norris apareceu na nona colocação, posição que dava mais um título mundial para Max Verstappen. Aos poucos, o britânico foi recuperando posição e chegou ao quarto lugar.
Não demorou para Norris assumir o terceiro lugar ao ultrapassar Tsunoda. Aliás, durante essa manobra, Tsunoda sofreu cinco segundo de punição por forçar Lando Norris a ir para fora da pista. Com o terceiro lugar, Norris voltava ao título mundial.
Reta final da prova e título para Lando Norris
Nas voltas finais, as equipes começaram a definir estratégias. Max Verstappen, líder da prova, precisava que Norris fosse, pelo menos, para o quarto lugar. Assim, ficaria com mais um título. Enquanto isso, a McLaren discutia a possibilidade de fazer Piastri abrir espaço para Norris passar e não ser mais atacado por Charles Leclerc.
No entanto, Lando Norris conseguiu manter a terceira colocação da corrida e ficou com o seu primeiro título mundial de Fórmula 1 aos 26 anos. Max Verstappen, que havia conquistado os últimos quatro títulos, acabou com o segundo lugar na classificação final. Oscar Piastri acabou em terceiro. Já o brasileiro Gabriel Bortoleto terminou com a 12ª posição.




