Antes de mais nada, a Copa Libertadores de 2026 começa a ganhar forma e já tem 38 dos seus 47 clubes classificados. Desse modo, com o final dos campeonatos nacionais pela América do Sul, o torneio já conta com um grande número de clubes e algumas surpresas. Aliás, em 2026, a Libertadores terá estreantes, além de um clube tradicional fora da disputa.
O River Plate, que disputou todas as competições da Libertadores desde 2014, não vai participar da próxima edição. Aliás, o tradicional clube argentino não conseguiu uma das sete vagas da Argentina. Desse modo, sem o River Plate, a Libertadores vai contar com cinco estreantes.
Dentre as novidades está o Mirassol, que pela primeira vez vai estar na Copa Libertadores. Além disso, aparecem o Platense e o Independiente Rivadavia, ambos da Argentina, e os uruguaios 2 de Mayo e Juventud.
Do mesmo modo, a Copa Libertadores também terá clubes que já disputaram a competição em outros momentos, mas que estavam longe do torneio. Assim, os principais casos envolvem Universidad Católica do Equador, O’Higgins e Coquimbo Unido.
Alguns clubes estão garantidos na Pré-Libertadores e não ainda na fase de grupos do torneio continental. A Conmebol vai definir os confrontos iniciais da competição, mas depende ainda do término de outros torneios nacionais. Além disso, mesmo em competições já encerradas, como o caso do Campeonato Brasileiro, as mudanças ainda podem acontecer.
Por fim, o São Paulo pode garantir vaga na Copa Libertadores, dependendo do clube que conquistar a Copa do Brasil. O tricolor inicialmente está garantido na Copa Sul-Americana, mas pode chegar à Libertadores se o campeão da Copa do Brasil ficar entre Cruzeiro e Fluminense.
Veja os times já classificados:
Brasil
Bahia
Botafogo
Cruzeiro
Flamengo
Fluminense
Mirassol
Palmeiras
Argentina
Argentinos Juniors
Boca Juniors
Independiente Rivadavia
Lanús
Platense
Rosario Central
Bolívia
Always Ready
The Strongest
Bolívar
Chile
Coquimbo Unido
Universidad Católica
O’Higgins
Colômbia
Independiente Santa Fé
Equador
Independiente del Valle
Universidad Católica
Paraguai
2 de Mayo
Cerro Porteño
Guarani
Libertad
Peru
Alianza Lima
Cusco
Sporting Cristal
Universitario
Uruguai
Juventud
Liverpool
Nacional
Peñarol
Venezuela
Carabobo
Deportes La Guaira
Universidad Central de Venezuela
Deportivo Táchira


