O técnico Mano Menezes não vai permanecer no Grêmio para a temporada de 2026 e se despediu do clube nesta terça-feira, 09. O treinador postou um texto de despedida em suas redes sociais e agradeceu pela oportunidade no clube. Mano Menezes foi avisado sobre sua saída por Antônio Dutra Jr., vice-presidente de futebol do clube.
“Em abril deste ano, o Grêmio vivia um momento muito difícil. Geralmente, nestas horas, você se lembra de quem mais confia. O presidente Alberto Guerra e sua diretoria me convidaram, então, para assumir o comando. Aceitei e aceitarei sempre que o Grêmio precisar. A bola é redonda e certamente vai continuar girando para todos nós. Espero que dias melhores possam vir para todos”, escreveu Mano Menezes.
Com a saída confirmada de Mano Menezes, o Grêmio está agora em busca de um novo treinador. O nome preferido da diretoria é o do português Luis Castro, que teve passagem positiva no comando do Botafogo, em 2023. No entanto, o clube trabalha com outros nomes para assumir o projeto.
Números de Mano Menezes no Grêmio
Desde que assumiu o clube, no dia 22 de abril, Mano Menezes comandou o clube em 39 partidas. Neste período, o Grêmio teve 14 vitórias, 12 empates e 13 derrotas. O aproveitamento total com Mano Menezes no comando chegou aos 46%.
Mano Menezes esteve no comando da equipe nas eliminações da Copa do Brasil, diante do CSA, e também nos playoffs da Copa Sul-Americana, quando o time acabou superado pelo Alianza Lima, do Peru. No Campeonato Brasileiro, o Grêmio encerrou a participação na nona colocação geral.
No Campeonato Brasileiro, o Grêmio teve 38 partidas, com 13 vitórias, dez empates e 15 derrotas. Foram 47 gols marcados e 50 gols sofridos. O time teve um ponto a mais do que o Red Bull Bragantino e o Atlético-MG, que apareceram logo atrás. A diferença para o São Paulo, que ficou na frente, foram dois pontos de diferença.




