Antes de tudo, visando maior competitividade, a Confederação Brasileira de Futebol ampliou o limite de jogos para que um atleta possa se transferir dentro do Brasileirão.
Em resumo, até a edição de 2025, vencida pelo Flamengo, um atleta precisaria disputar sete partidas para poder mudar de clube. Hoje, com a nova medida, o jogador terá que atuar em pelo menos 12 jogos para ser transferido para outro clube.
Conforme a CBF, a decisão está associada a uma adequação ao calendário do futebol brasileiro. A saber, o Brasileirão tem o seu início em janeiro, com término em dezembro.
O calendário apertado faz com que o jogador esteja apto a mudar de time no mês de março, o que seria um espaço muito curto de tempo. Logo, para a CBF, a nova medida pode garantir maior movimentação de clubes no mercado da bola.
Outro aspecto relevante é a nova data do término da temporada do futebol brasileiro. Segundo a entidade, os jogos terão o seu fim no dia 28 de janeiro de 2027.
Quais são as outras novidades divulgadas pela CBF?
A CBF vai além do Campeonato Brasileiro e afirma que a Copa do Brasil também terá novidades a partir de 2026. Atualmente, o campeonato de mata-mata do futebol brasileiro garante ao vencedor uma vaga na Copa Libertadores da América no ano seguinte.
Na próxima edição do torneio, a Copa do Brasil contemplará a ida do campeão e do vice para a maior competição sul-americana. Em resumo, serão ofertadas duas vagas.
Com isso, o Campeonato Brasileiro sofrerá impacto ao enviar equipes para o torneio da Conmebol. Em resumo, os cinco primeiro colocados do Brasileirão conseguirão ser classificados à Libertadores, diferente dos seis times da última temporada.
Logo, neste contexto, os quatro primeiros conquistarão a vaga direta na competição. Já o quinto e o sexto colocado disputam a oportunidade de jogar a Pré-Libertadores.


