Cria do Corinthians, Rodrigo Varanda acerta com clube europeu; saiba valores
O América Mineiro acertou neste domingo, 23, a saída do atacante Rodrigo Varanda. Fora dos planos do clube, o jogador de 21 anos acertou transferência para o Santa Clara, de Portugal. O contrato é válido até junho de 2025.
A Agência RTI Esporte apurou que o América aceitou liberá-lo sem custos. Santa Clara, que conquistou a Segunda Divisão do Campeonato Português, pagaria os salários do atleta de forma integral.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
A negociação é dada como concluída pelas partes. Rodrigo Varanda tem contrato com o América até dezembro de 2026. O Coelho é dono de 80% dos direitos econômicos do atleta. O Corinthians, clube formador do jogador, detém os 20% restantes.
A negociação foi conduzida pelo empresário do jogador, Fernando Garcia, da Elenko Sports, que buscava interessados no atacante. Isso porque Rodrigo Varanda perdeu espaço no elenco e não vinha sendo utilizado pelo técnico Cauan de Almeida.
Ainda segundo apurou a reportagem, o América deverá receber 500 mil euros (R$ 2,9 milhões, na cotação atual) caso o Santa Clara decida ficar com o atacante no fim da cessão. O montante poderá ser pago de forma parcelada pelos portugueses.
Em entrevista à Rádio 98, no dia 16 de abril, Marcus Salum, presidente do conselho de administração do América, comentou que o Rodrigo Varanda tem um grande potencial técnico. Entretanto, lembrou que o jogador enfrentava problemas pessoais e financeiros.
“O (Rodrigo) Varanda é um belo jogador, um menino muito bom, mas ele tem uma origem difícil, com muita dificuldade, com muitos problemas familiares. Agora a mãe dele está doente. Ele tem um descontrole financeiro de lidar com os seus negócios”, disse antes de prosseguir:
“A origem acaba afetando os relacionamentos. Ele tem alguns problemas financeiros, nós estamos tentando resolver. Ele tem filho, tem família fora de Belo Horizonte, toda hora tem um problema. É uma família que não tem muita condição. Ele deu uma desarrumada”, finalizou.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Cria da base do Corinthians, Rodrigo Varanda surgiu na geração que revelou Matheus Donelli, Raul Gustavo, Gabriel Moscardo, Gustavo Mantuan, entre outros. Em 2021, o atacante chegou ao time principal cercado de grande expectativa. Porém, teve passagem sem brilho.
Posteriormente, acabou sendo emprestado em sequência para São Bernardo, Chapecoense e Akritas Chlorakas, do Chipre. Contratado pelo América em 2023, ele representou o clube em 28 oportunidades, marcou três gols e fez duas assistências.