Opinião: oportunidade ou trampolim para Thiago Almada, o que vale para vir para o Botafogo hoje?
Todo vez que leio ou ouço a notícia que o Botafogo está fazendo uma contratação importante, fico atento a duas coisas: uma é quem é esse jogador e quanto vai agregar ao elenco, se vem pra ser titular e etc…E o poder financeiro em relação ao valor que será pago!
Porque essa avaliação? Pra saber como a gestão do John Textor está levando o Glorioso. Luiz Henrique foi a primeira contratação de impacto feita nesta nova era, vencendo a concorrência de times da Europa e o Flamengo, seu grande rival. O Botafogo fez a maior contratação do mercado, mais de 106 Milhões! Na ultima janela algo em torno de 150 milhões em contratações!
Agora, nesta tão esperada janela que abre no próximo dia 10/07, o Botafogo já vem fazendo boas contratações e espera trazer mais uma contratação de peso, o argentino Thiago Almada do Atlanta United é a bola da vez! Textor anunciou neste domingo a nova contratação mais cara do futebol brasileiro.
Ele vai pagar algo em torno de 134 milhões de reais, pelo meia campeão do mundo pela seleção Argentina em 2022. Essa será a terceira contratação até agora pra este segundo semestre, pois clube já havia firmado pré-contrato com o volante Allan e o atacante Igor Jesus.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Essa contratação bate a do próprio Luiz Henrique também do Glorioso. Mas diante de vindas e saídas desta era SAF, algumas delas me chamam atenção pelo formato. Como sabemos, todas as negociações ou a maior parte, fazem parte do projeto da Eagle Football, grupo do norte-americano, de John Textor.
Até aí nenhuma novidade. Mas o que me chama atenção é que tanto Luiz Henrique, como Thiago Almada, ambos pra acabarem fechando a vinda para o Glorioso, tem como acerto obrigatório a ida para o Lyon. Na verdade ambos foram convencidos a vir para o Botafogo com a promessa de ser “ uma passagem”, como uma escala pra ir para um grande centro europeu.
Vem a pergunta, por serem novos, tendo um futuro de enormes possibilidades no velho continente, tem que ser “convencidos a vir em terras brasileiras “ pra participar de um projeto? Essa é a barganha pra ir pro Lyon ou outro time como Crystal Palace? Sendo assim o Botafogo passa a ser um trampolim de negócios do grupo, é isso?
O torcedor do time está feliz com as campanhas, apesar do que aconteceu no ultimo brasileiro, mas vê um time mais consistente e com a chegada de novos reforços, as coisas podem melhorar mais! Hoje briga pela ponta do Brasileirão, classificado para as oitavas da Libertadores e Copa do Brasil e tem um dos jogadores que vem desequilibrando nestes campeonatos que é o Junior Santos.
Quero deixar claro que tudo caminha a favor da estrela solitária. Mas temos CPIs de resultados, a briga com o Palmeiras, São Paulo, CBF e etc. E a necessidade de vencer um destes torneios para tirar o grito de campeão da garganta desta fanática e sempre participante torcida alvinegra! Mas fica a minha desconfiança com essa forma de contratar e vender.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Até hoje não entendi por qual valor foram realizadas as vendas de Lucas Perri e Adryelson, e quanto ficou pro Botafogo… Ah, mas a SAF quitou mais de 100 milhões à vista de dívidas…ok. Mas o futebol é algo extremamente comercial, volátil e depende de times que dão a famosa liga e vão ganhando taças.
Espero que seja a sina do Botafogo. Pois ele é grande demais pra precisar ser um trampolim pra quem não queira estar nele como um projeto na carreira!