Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Agora sem executivo, Botafogo faz sondagem por ex-diretor esportivo da Roma

Após perder André Mazzuco para o Athletico Paranaense, o Botafogo parte em busca de um executivo para comandar o departamento de futebol. E esse profissional pode vir da Europa. Isso porque, o clube está avaliando o mercado externo para preencher o cargo.

A Agência RTI Esporte apurou que John Textor, acionista majoritário do futebol alvinegro, sondou Tiago Pinto, ex-Roma e Benfica, atualmente sem clube desde que foi demitido do clube italiano no começo de fevereiro devido aos maus resultados na temporada.

Publicidade

Tiago Pinto vê com entusiasmo a possibilidade de trabalhar no Botafogo, mas adota cautela porque deseja voltar a trabalhar na Europa. Recentemente, o português de 39 anos recusou oferta do Al Hilal, da Arábia Saudita, que é comandado pelo compatriota Jorge Jesus.

Ele é apenas um dos nomes que estão na pauta de John Textor, que tem contatado outros profissionais. Conta a favor de Tiago Pinto o fato de o norte-americano estar buscando um técnico português para comandar o time alvinegro.

Ainda segundo apurou a reportagem, John Textor deseja contratar um profissional que tenha inglês fluente e não precise de muito tempo para se adaptar ao Botafogo. Por isso, também vem cogitando um dirigente português para a assumir a função.

Entre os nomes avaliados para o cargo estão os brasileiros Juninho Pernambucano e Leonardo Araújo que trabalharam recentemente no Olympique Lyon e Paris Saint-Germain, respectivamente. O português Pedro Alves, ex-Olympiacos, da Grécia, também interessa. 

Quem é Tiago Pinto?

Antes de mais nada, Tiago Pinto foi diretor esportivo da Roma de 2021 a 2024. O português comandou o departamento de futebol “Giallorossi” após o empresário norte-americano Dan Friedkin comprar a SAF em junho de 2020.

O dirigente teve papel fundamental, por exemplo, na ida do argentino Paulo Dybala para a Roma. Além disso, foi o responsável por conduzir as negociações que levou o técnico José Mourinho, ex-Real Madrid e Internazionale, de volta ao futebol italiano.

Nesse ínterim, ele formou o elenco que conquistou a Conference League na temporada 2021/2022. Antes de ser demitido, Tiago Pinto recebeu sondagens do Liverpool, Tottenham e West Ham United, todos da Inglaterra. Porém, as conversas não avançaram.

ASSISTA A ENTREVISTA DE ALEXANDRE SILVA NO RTI ESPORTE!

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.