Foto: Divulgação/ Liga Portugal
Antes de mais nada, Alanzinho ficou afastado dos gramados por quase um ano devido a uma grave lesão. Por isso, o brasileiro, que representa atualmente o Moreirense, da Liga Portuguesa, admite que esse contratempo atrasou sua afirmação como profissional no Palmeiras.
“Infelizmente, não tive o mesmo progresso na carreira por causa da lesão que me atrasou por quase um ano. Cada um tem a sua vida, mas tive esse empecilho”, afirmou em entrevista à Lusa. O episódio aconteceu em outubro de 2020, no seu segundo jogo pelo Guarani, durante um empréstimo, quando fraturou a tíbia e o perónio esquerdos.
Naquele mesmo mês, Abel Ferreira assumia o comando do Palmeiras. Alanzinho, então em recuperação, passou a acompanhar o trabalho do treinador português pela televisão — e hoje não poupa elogios ao legado deixado por Abel no Palmeiras.
“É um treinador muito experiente, com uma trajetória sensacional. Está a tornar o clube vitorioso. Vemos alguns momentos mais baixos, mas sempre com o Palmeiras muito regular, a lutar pelos títulos”, destacou ex-jogador do Palmeiras.
Mesmo à distância, o meia mantém a ligação afetiva com o clube de origem: “Acompanho sempre os jogos, mesmo com o fuso horário. O clube segue num caminho muito positivo”, reforça, sublinhando o impacto que Abel Ferreira tem tido nos sucessos recentes do clube.
Depois de passar por clubes como Operário Ferroviário e Sport Recife, também por empréstimo, Alanzinho encontrou estabilidade em Portugal. “No Brasil, as equipas para onde fui emprestado não tinham a ideia de jogo que mais gostava. Em Moreira de Cónegos, encontrei o estilo certo. A melhor decisão foi vir para o Moreirense”, revelou.
Dessa forma, o jogador conseguiu consolidar a carreira numa das principais ligas europeias. Na temporada que agora findou, o meia de 25 anos — que vestiu a Amarelinha nas categorias Sub-15 e Sub-17 — somou 8 gols e 6 assistências em 35 partidas, entre Campeonato Português, Taça de Portugal e Taça da Liga.
Essa foi a segunda melhor temporada da carreira de Alanzinho. A melhor, curiosamente, ocorreu em 2022/23, ainda na Segunda Liga, quando também vestia as cores do Moreirense, então por empréstimo do Palmeiras. Nessa época, somou 8 gols e 9 assistências em 37 jogos, ajudando na subida da equipa à elite do futebol português.
Entretanto, jogar na Primeira Liga elevou seu nível. Hoje, é titular e peça-chave no meio-campo dos Cónegos, ganhando visibilidade num campeonato que serve de montra para várias equipas de topo da Europa. Por fim, o jogador quererá, certamente, aproveitar a boa fase para “voar” mais alto. E, como confidenciou, alimenta um desejo claro: atuar na La Liga.
“Sonho com Espanha. É um campeonato muito técnico, onde acredito que posso encaixar bem. Mas, claro, estou focado em seguir crescendo aqui no Moreirense”, concluiu.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal
Notícia atualizada em domingo, 25/05/2025 01:51:34 01:51
Duelo de tricolores aconteceu na Arena do Grêmio
CBF tem um novo mandatário
Lando Norris venceu a corrida em Monaco
Flamengo enfrenta o Palmeiras, no Allianz Parque
Brasileiro conseguiu um resultado histórico no tênis de mesa
Clube merengue anunciou o novo treinador