Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Alexandre Silva relembra título no Botafogo: “Torres foi fundamental para a conquista da Copa Conmebol”

A Copa Conmebol de 1993 é até hoje lembrada como um momento especial na Gloriosa história do Botafogo. Aquela conquista continental veio com uma equipe formada, em sua maioria, por jogadores jovens. Apesar de um time considerado inferior, o clube mostrou a sua força e garantiu o tão sonhado título.

Um dos nomes daquele elenco foi Alexandre Silva, jovem lateral-esquerdo e que teve a sua carreira mudada pelo título. Em entrevista ao canal “RTI Esporte”, no YouTube, o ex-jogador lembrou os bastidores daquela conquista e a grande dificuldade financeira que o Botafogo atravessava.

Publicidade

“Fizeram uma reunião conosco para falar sobre a questão financeira ruim. Não tínhamos medo. Nós fomos preparados para ser profissionais do Botafogo, então assumimos aquilo. A questão que chocou foi que todos os meninos da base subiram de uma vez. Essa situação também acabou facilitando nossa adaptação e terminou com o título da Copa Conmebol de 1993”, disse Alexandre Silva antes de prosseguir:

“A cobrança em cima do nosso time ficou em cima daquilo que o Botafogo tinha feito no ano anterior (vice-campeão do Campeonato Brasileiro). Naquela época a Conmebol era muito mais difícil, já que costumavam ser clubes que ficaram na segunda colocação das competições nacionais. O nível era muito mais alto e melhor do que a Copa Sul-Americana hoje”, completou Alexandre.

Torres teve papel importante na conquista

Além de citar os grandes responsáveis pelo título da Copa Conmebol, como o atacante Sinval e o goleiro Willian Bacana, Alexandre Silva também fez referência Carlos Alberto Torres. O capitão do inesquecível tricampeonato da Seleção Brasileira, em 1970, era o treinador do Botafogo no torneio.

“Quando você é um atleta jovem, sempre procura se espelhar num ex-grande atleta. Quando eu estava no Botafogo, tive uma relação muito próxima com esses ídolos do clube como Nilton Santos, Jairzinho, Gérson… até que chegou o Carlos Alberto Torres para treinar a nossa equipe. Quando ele veio comandar a nossa equipe, eu sabia que ele tinha muito a me ensinar no futebol”, disse Alexandre Silva.

“O Carlos Alberto foi fundamental para aquela conquista da Copa Conmebol. Ele sabia equilibrar os momentos de carinho, quando necessário, mas também criticava os jogadores nos momentos certos. O Carlos Alberto Torres sempre foi muito básico. A gente treinava durante a semana e ele cobrava o que era necessário fazer”, completou o ex-lateral-esquerdo.

Até hoje a Copa Conmebol é o principal título continental do Botafogo, que chegou a disputar Copa Sul-Americana e a Copa Libertadores da América em alguns momentos, mas sem ter o mesmo sucesso daquele time campeão em 1993.

ASSISTA A ENTREVISTA DE ALEXANDRE SILVA NO RTI ESPORTE!

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.