America muda estatuto e Romário pode ficar por 12 anos; futebol pode migrar para SAF
Mesmo sem disputas do futebol profissional no momento, o America viveu um dos dias mais importantes da atual temporada na noite desta segunda-feira(21). Isso porque, o clube convocou os sócios e aprovou por unanimidade três importantes mudanças em seu estatuto.
Antes de mais nada, é importante afirmar que o Conselho Deliberativo do America aprovou recentemente a possibilidade de mudança estatutária com a alteração do mandado do presidente para 4 anos, com possibilidade de reeleição 2 vezes. Por fim, o clube agora tem a possibilidade de migração do futebol para o modelo de SAF.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Assim, vale destacar que o atual presidente Romário, que assumiu o clube nesta temporada poderá concorrer mais duas vezes a reeleição no clube. Com isso, o mandatário poderá permanecer no clube por 11 anos, tendo em vista que o seu primeiro mandato terá duração de 3 anos.
Ainda não ficou claro se a mudança já será válida a partir desde mandato. Se assim for, Romário poderá permanecer por 12 anos na presidência do clube.
Outro ponto importante para o clube é o fato de poder ter o futebol gerido por uma empresa, no modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Nessa condição, o America pode ser o primeiro clube tradicional de menor investimento do Rio de Janeiro a assumir o modelo.
Nesse sentido, é importante afirmar que internamente o pensamento de muitos dirigentes do clube é que esse seria o único modelo capaz de tirar o clube do buraco que se encontra. Vale destacar que Romário já afirmou algumas vezes que a sua principal missão será levar o America novamente para a elite do futebol nacional.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Em seu primeiro ano como presidente o clube não conseguiu os resultados esperados na A2 do Campeonato Carioca, e Copa Rio. Contudo, o presidente fechou importantes parcerias e patrocínios superiores a alguns clubes da primeira divisão do futebol carioca.