America: Romário monta time galáctico em ano decepcionante com eliminações precoces
Quando 2024 começou muita gente apostava no America como grande favorito para conquistar o acesso para a primeira divisão do futebol do Rio de Janeiro. A empolgação era fácil de ser explicada, afinal de contas seria o primeiro ano do presidente Romário no comando do clube do coração.
O planejamento para a disputa do Carioca A2 foi montado pensando em cada detalhe, desde a chegada da comissão técnica, que seria comandada por Marcus Alexandre, até a montagem do elenco. Para essa função, Romário contratou Eduardo Allax que chegou como gerente de futebol.
Além disso, com movimentos importantes nos bastidores, Romário sacramentou contratos diferenciados para o clube. O principal deles foi o acerto com a SuperBet, empresa do ramo de apostas online que também é patrocinadora do Fluminense e São Paulo, e tem Thiago Silva como garoto propaganda.
A empresa acertou com o America para ocupar o espaço máster da camisa. Isso colocou o clube em outro patamar em relação aos demais times da Série A2 do Campeonato Carioca. Nesse sentido, o presidente Romário seguiu chamando atenção e levou o America para fazer parte da pré-temporada na Granja Comary, casa da Seleção Brasileira, em Teresópolis.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Além disso, Romário acertou como nomes como o zagueiro Fabricio, de 34 anos, que foi revelado no Flamengo e passou por Fluminense, Vasco, Cruzeiro, Hoffenheim, da Alemanha, entre outros.
Além dele, o presidente contratou o atacante André Felipe, de 33 anos, o André Balada. O atacante que teve grande passagem por clubes como Santos, Sport, Atlético-MG e Grêmio, até chegou bem. Ele disputou 10 jogos e marcou 5 gols. Por fim, o presidente Romário contratou o próprio filho, Romarinho que teve boas atuações na temporada mas não conseguiu salvar o ano do clube.
Dentro de campo as coisas começaram bem com 3 vitórias em 3 jogos na Série A2 do Campeonato Carioca. Mas essas foram as únicas vitórias do time no carioca. Com Romário inscrito na competição para mais uma jogada de marketing do America, a expectativa era que o presidente entrasse em campo na quinta rodada da Taça Santos Dumont.
O jogo seria em casa, diante do Araruama, na quinta rodada. Mas o time acabou derrotado por 1 a 0, e Romário não confirmou o seu retorno aos gramados. Com 9 pontos em 3 jogos, o time conseguiu fazer somente mais 4 empates. Assim terminou a primeira fase da Série A2 com 13 pontos, na quinta colocação, eliminado na primeira fase do torneio e colocando fim ao sonho do acesso.
Nesse meio tempo, o técnico Marcus Alexandre já tinha sido demitido dando vaga ao então gerente de futebol Eduardo Allax na beira do gramado. Que não durou muito tempo e comunicou a sua saída após o fim do Carioca A2.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
Mesmo com a decepção, o America ainda teria a Copa Rio pela frente, e dessa vez o time seria comandado pelo auxiliar Julio Cesar. Se por um lado o time não conseguiu o acesso para a primeira divisão. Por outro lado ainda poderia garantir uma vaga no cenário nacional em 2025, isso porque os finalistas da Copa Rio podem escolher entre Copa do Brasil ou Série D.
O America até começou bem e eliminou a Friburguense na primeira fase. Mas caiu para o Volta Redonda nas oitavas de final e viu o ano terminar de maneira melancólica. A decepção tomou conta da direção, jogadores e principalmente torcedores que mais uma vez sofreram com o péssimo momento que já dura muitos anos.