Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Após 29 anos, Botafogo vence o Brasileirão com alto investimento de John Textor

Antes de mais nada, o Botafogo, com uma campanha incontestável, venceu o São Paulo, por 2 a 1, no Estádio Nilton Santos, neste domingo, 8, e conquistou pela terceira vez a Série A do Campeonato Brasileiro, encerrando uma espera de 29 anos da sua torcida.

Tudo, graças a um elenco reforçado e mantido a partir de altos investimentos feitos por John Textor, acionista majoritário da SAF Botafogo, com o técnico Artur Jorge no comando e a uma campanha impecável durante todo o Brasileirão.

Publicidade

A conquista, em casa, veio em um jogo emocionante e com o gol do título sendo marcado no final do segundo tempo. Jefferson Savarino e Gregore fizeram os gols do time alvigro. Por outro lado, William Gomes descontou para o Soberano. Muito superior aos adversários no Brasileirão, o Botafogo somou 79 pontos em 38 jogos.

Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
O time vitorioso começou a ser montado fora de campo, ainda em 2022, especialmente no segundo trimestre, com altos investimentos, viabilizados por John Textor, dono da Eagle Holding Football, proprietário de clubes como Crystal Palace, da Inglaterra, Olympique Lyon, da França e RWD Molenbeek, da Bélgica.

Após perder o título do Brasileirão em 2023, o Botafogo foi ao mercado e investiu pesado na contratação de alguns jogadores com lastro em seleções como Alex Telles, Thiago Almada, Jefferson Savarino, Luiz Henrique e Igor Jesus.

Publicidade
BR4BET - Experimente as melhores apostas esportivas na Br4bet

“Gosto muito deles. Fico sempre rendido porque é aquilo que nós sentimos. Não fazemos e trazemos aqui conversas para sermos simpáticos com a imprensa. Dizemos o que sentimos, o que é genuíno e verdadeiro. E isso só se consegue em um grupo, de fato, de grande nível”, disse o técnico Artur Jorge antes de prosseguir:

“Sincero no dia a dia, no trabalho, naquilo que faz todos os dias para ganhar o maior número de jogos possível. Fico desta forma porque me vejo em todas as palavras que eles dizem. É exatamente o que prometemos e nos comprometemos uns com os outros no dia a dia do nosso trabalho”, revelou o treinador.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Além dos reforços de peso, outra característica rara, que ajuda a explicar o fim do jejum alvinegro é a manutenção de uma base. Isso porque o clube não perdeu nenhum titular de 2023 para 2024. E ainda usou melhor suas peças, como o zagueiro Adryelson, resgatado depois de uma passagem sem brilho pelo Olympique Lyon.

Para elevar seu status, Artur Jorge teve o mérito de saber lidar e moldar um elenco com muitas opções, o que provocou mudanças no time-base ao longo da campanha: Gatito Fernández perdeu espaço para a ascensão de John; Tiquinho Soares se tornou reserva de luxo, quando Igor Jesus despontou.

Além disso, Alexander Barboza se tornou referência dentro e fora de campo. O argentino, que em breve estará apto para defenser a seleção uruguaia, acabou se tornando um dos melhores zagueiros da Série A do  Campeonato Brasileiro em 2024.

“Esses fãs queriam esse título demais, eles trabalham tão duro, eles merecem isso. A conexão que temos entre o clube e a torcida no Brasil é tão forte quanto em qualquer lugar. Nós estávamos tristes por tanto tempo. Tivemos tantas coisas ruins que aconteceram com esse clube”, disse John Textor. 

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebookTwitterBlueSky e Threads.
A campanha também foi embalada pelo desempenho técnico do time. O Botafogo venceu 22 das 38 partidas ao longo da competição. Como consequência disso, o Glorioso perdeu somente cinco vezes e teve a defesa superada em 29 oportunidades.

“O futebol se faz com justiça, competencia e investimento. É um momento espetacular vivido pelo Botafogo. Foi campeão quem formou o melhor elenco e contrarou grandes jogadores”, disseTúlio Maravilha, símbolo alvinegro na conquista do Campeonato Brasileiro de 1995, a Agência RTI Esporte:

“Todos os envolvidos estão de parabéns. Desde o John (Textor) ao Artur (Jorge).  Eles, juntamente com os jogadores, resgataram o orgulho do torncedor de ser botafoguense. Agora, eles precisam trabalhar para manter os jogadores e reforçar esse elenco ainda mais para o ano que vem”, finalizou.

Publicidade
Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.