Após treinadores, ex-jogadores da Seleção opinam sobre Jorge Jesus no comando do Brasil Ronaldo, Rivaldo, Roberto Carlos e Cafu esquentam polêmica sobre um treinador estrangeiro na Seleção Brasileira

Antes de tudo, a possível chegada de Jorge Jesus à Seleção Brasileira continua gerando debates acalorados no meio do futebol. Após a opinião de ex-treinadores da equipe canarinha, agora é a vez de grandes ídolos da história da seleção se posicionarem sobre o tema. Ronaldo, Rivaldo, Roberto Carlos e Cafu apresentam visões divergentes sobre a presença de um técnico estrangeiro no comando da equipe canarinha.
Aproveite as nossas odds. Clique aqui e faça o seu cadastro na 8XBET.
Ronaldo
Favorável à contratação de um estrangeiro, o Fenômeno acredita que o futebol brasileiro ficou para trás em termos de evolução tática e vê na mudança uma oportunidade de retomada. “Eu sou a favor de um nome estrangeiro. Não sustento o tabu de que o estrangeiro não pode contribuir com o futebol brasileiro. Queremos ganhar a Copa do Mundo ou fazer homenagem a treinador brasileiro?”, questionou.
O ex-jogador foi mais além em sua analisa do momento de expectativa na Seleção Brasileira e criticou: “Os treinadores brasileiros estão dois degraus abaixo do nível mundial. Nós não evoluímos, paramos no tempo. Dominamos o futebol mundial durante muitos anos, mas agora temos que ter a humildade suficiente para entender que fomos superados.”
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Cafu
Por sua vez, o capitão do pentacampeonato discorda e defende que o cargo de técnico da Seleção deve ser ocupado por um brasileiro. “Sinceramente, eu não traria um treinador estrangeiro para a Seleção. Não porque não serve, mas eu prefiro dar o cargo de técnico da Seleção Brasileira para um brasileiro. Qual é a única seleção pentacampeã mundial? O Brasil. Cinco títulos, cinco técnicos brasileiros no comando. Por que o Jorge Jesus nunca foi técnico da seleção de Portugal? Hoje, Portugal precisa mais de um título mundial do que a Seleção Brasileira, que já tem cinco”, ponderou.
Roberto Carlos
O ex-lateral compartilha da mesma opinião e acredita que o Brasil possui treinadores capacitados para assumir a Seleção. “Eu sou contra (estrangeiros na Seleção), porque temos grandes treinadores no Brasil. Você pode adaptar o sistema de jogo ao estilo europeu, mas ter um treinador europeu comandando a Seleção Brasileira acho difícil”.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Rivaldo
Para o ex-meia, cogitar um técnico estrangeiro é uma falta de respeito com os treinadores brasileiros. “Eu não concordo e acho uma falta de respeito com os treinadores brasileiros cogitar a contratação de um estrangeiro para nossa Seleção. Trazer um treinador de fora não é garantia de que seremos campeões mundiais. Os estrangeiros, sem dúvidas, são bons treinadores, mas a Seleção é nossa, da nação, e tem que ser dirigida por alguém que tenha sangue brasileiro”.
Em suma, as opiniões dos ex-jogadores reforçam o quão polarizado está o debate sobre a chegada de Jorge Jesus. Enquanto Ronaldo enxerga a mudança como necessária para a evolução do futebol nacional, Cafu, Roberto Carlos e Rivaldo defendem a manutenção da tradição de treinadores brasileiros no comando da Seleção. O tema segue em discussão, dividindo torcedores, especialistas e dirigentes da CBF.