Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Após um ano, Argentina volta a convocar Thiago Almada; o que muda?

Antes de mais nada, Thiago Almada vem vivendo boa fase no Botafogo. Assim, o meio-campista acabou se consolidando como um dos titulares da equipe do técnico Artur Jorge. Até por isso, o jogador foi lembrado por Lionel Scaloni ara defender a Argentina nos próximos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Com a convocação, Almada vai retornar à Seleção da Argentina depois de quase dois anos, uma vez que esteve presente na Copa do Mundo de 2022. Naquela ocasião, o atleta disputou apenas um jogo. No entanto, fez parte do elenco que venceu o título mundial. Agora, o craquie chega mais experiente para defender seu país.

Publicidade
8XBet
Publicidade

Quando disputou a Copa do Mundo de 2022, por exemplo, Thiago Almada tinha apenas 21 anos e surgiu como grande revelação do Vélez Sarsfield, da Argentina. Posteriormente, o meia-campista já estava jogando pelo Atlanta United, dos Estados Unidos.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

O único jogo que Thiago Almada disputou Mundial de 2022 foi no dia 30 de novembro de 2022, quando entrou aos 39 minutos do segundo tempo no lugar de Alexis Mac Allister. A Argentina já vencia por 2 a 0 e pouco produziu para ampliar o placar.

Desta vez, Thiago Almada tem a possibilidade até mesmo de ser titular da seleção nacional. O técnico Lionel Scaloni, pore outro lado, vem tentando renovar o setor de meio-campo. Atualmente, o setor conta com atletas mais experientes como são os casos de Leandro Paredes, Rodrigo De Paul e Giovani Lo Celso.

Publicidade
Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebookTwitter e BlueSky.

O aproveitamento de Thiago Almada, no entanto, vai depender das escolhas da comissão técnica da Argentina e a formação tática que será usada. No Botafogo, por exemplo, o jogador atua como um meia ofensivo, criando jogadas para os atacantes ou pontas.

Neste sentido, Almada poderia ter como principais concorrentes Alexis Mac Allister, Lo Celso, Exequiel Palacios e até mesmo Lionel Messi. Uma outra possibilidade seria atuar em uma das pontas, aonde a Argentina tem Nicolás González, Nico Paz e Alejandro Garnacho como as principais opções.

Durante a disputa das Olimpíadas de Paris, Almada costumava jogar mais aberto pelas pontas, em uma formação aonde o técnico Javier Mascherano apostava em dois atacantes. Essa possibilidade não está descartada na seleção principal, uma vez que nomes como Paulo Dybala, Julián Álvarez e Lautaro Martínez foram convocados e podem atuar juntos no ataque.

A certeza para a Argentina é que a consolidação de Thiago Almada no Botafogo dá à seleção nacional uma importante opção para o meio campo também no sentido de rejuvenescer a equipe. Desde que chegou ao futebol brasileiro, o jogador de 23 anos disputou 13 jogos e marcou dois gols, sendo um deles decisivo.

Nas qurtas de final da Copa Libertadores da América, por exemplo, Thiago Almada fez o gol do Botafogo no empate por 1 a 1, no Morumbi. Na disputa por pênaltis, ainda converteu sua cobrança e foi figura importante para colocar a equipe na semifinal.

Publicidade
8XBet
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.

AdBlock

Publicidade
8XBet
Publicidade
8XBet