Radar da seleção brasileira: Veja números de Arthur Augusto pelo Bayer Leverkusen Aos 22 anos, lateral busca afirmação na Alemanha e quer entrar no radar de Carlo Ancelotti

Antes de mais nada, Arthur Augusto segue em evolução no futebol europeu. Aos 22 anos, o lateral-direito brasileiro soma minutos importantes no Bayer Leverkusen. Com isso, entrou no radar da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) com foco nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
Assim, na temporada 2024/2025, o defensor disputou 20 partidas na Bundesliga. Apesar de ainda não ser titular absoluto, entrou regularmente na rotação da equipe. Ao todo, foram 743 minutos em campo na competição, com uma assistência registada.
Além disso, jogou cinco vezes na Liga dos Campeões da Europa. Além disso, também participou em três partidas da Copa da Alemanha. Ao todo, Arthur Augusto soma 28 jogos oficiais pelo Leverkusen, com 1012 minutos distribuídos entre as três competições.
Com contrato até junho de 2028, Arthur Augusto é tratado como uma aposta de futuro pelo clube alemão. Mesmo com a forte concorrência na lateral, em que tem Jeremie Frimpong no seu lugar, o brasileiro segue confiante. Recorde-se que, no Brasil, representou Cruzeiro, América Mineiro e Flamengo.
Arthur Augusto é campeão do Sul-Americano Sub-20
Vale lembrar que Arthur Augusto tem passagens pela seleção brasileira sub-20. O lateral foi campeão do Campeonato Sul-Americano da categoria em 2023, com oito jogos no torneio. Participou, ainda, da Copa do Mundo. Nesse mesmo ano, estreou pela seleção brasileira principal, num amistoso diante de Marrocos.
Atualmente, a CBF observa opções para renovar a posição de lateral-direito. Arthur Augusto, por já ter sido chamado anteriormente, mantém-se no radar. A sua experiência europeia e rodagem em alta competição podem pesar numa futura convocatória de Carlo Ancelotti.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal