Artur supera mau momento e ressurge no Botafogo com Renato Paiva; veja números Atacante marcou um belo gol na goleada sobre o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro

O atacante Artur, de 27 anos, foi contratado pelo Botafogo como um dos principais reforços para este começo de temporada no futebol brasileiro. No entanto, o jogador demorou a se firmar, sofreu com lesão e perdeu espaço na equipe. Agora, nos últimos jogos, Artur começou a apresentar o protagonismo que se esperava.
Na vitória por 4 a 0 sobre o Internacional, no último domingo, 11, no Nilton Santos, Artur teve uma atuação bastante decisiva. O atleta esteve em campo durante os 90 minutos, marcou o segundo gol do Glorioso e ainda deu o passe para Alex Telles completar a goleada. Aliás, foi o segundo gol de Artur nos últimos quatro jogos.
Começo difícil no Botafogo
A estreia de Artur pelo clube aconteceu no dia 02 de fevereiro, quando o Botafogo enfrentou o Flamengo, em Belém, pela decisão da Supercopa do Brasil. Aliás, o jogador teve uma atuação irregular na derrota por 3 a 1. No jogo seguinte, contra o Nova Iguaçu, Artur sofreu uma lesão com apenas 18 minutos de jogo e ficou afastado por mais de 20 dias.
Desse modo, a primeira participação direta em gol veio apenas no Campeonato Brasileiro, no dia 05 de abril. Já com mais de dois meses no Botafogo, Artur deu uma assistência na vitória por 2 a 0 sobre o Juventude, no Nilton Santos.
Já o primeiro gol demorou mais um pouco e veio no final de abril, no dia 30. Aliás, também no Nilton Santos, o Botafogo enfrentou o Capital-DF, pela Copa do Brasil, e Artur marcou um dos gols na goleada por 4 a 0. Agora em outra vitória pelo mesmo placar, desta vez contra o Internacional, Artur voltou a balançar as redes.
Pressão para substituir Luiz Henrique
Uma das principais cobranças sobre Artur é no setindo de substituir Luiz Henrique, um dos grandes protagonistas na conquista da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro no ano passado. Sobre essa questão, o técnico Renato Paiva fez questão de afastar qualquer tipo de comparação.
“Olha, se está com a mochila de substituir o Luiz Henrique, tira já porque o Luiz Henrique é o Luiz Henrique, e o Artur é o Artur, com características completamente diferentes. Vem para a mesma posição? Ok. É uma contratação de peso pelo histórico? Ok. Mas vem para fazer o que o Artur fez nos outros clubes e que o levaram a chegar aonde ele chegou, ponto”, disse Renato Paiva, que completou sobre o pedido de John Textor.
“Às vezes é uma pressão desnecessária quando eu quero ser alguém que eu não sou nem consigo. O que o (John) Textor me pede aqui é encontrar um substituto para o Luiz Henrique? Não. É para potenciar a contratação que nós trouxemos para este lado, para esta posição da equipe. Só isso”, finalizou Renato Paiva.
Quantos gols Artur marcou pelo Botafogo?
Desde que chegou ao Botafogo, Artur disputou 16 partidas, sendo 13 delas como titular. Nesse período foram dois gols marcados, além de três assistências. A melhor temporada de Artur em número de gols foi pelo Red Bull Bragantino, em 2021. Na ocasião foram 21 gols em 58 partidas, além de 14 assistências.