As cinco missões de Renato Paiva como novo treinador do Botafogo

O Botafogo confirmou o português Renato Paiva como o novo treinador da equipe e o trabalho já começou visando o início do Campeonato Brasileiro. O primeiro desafio oficial será no final de março, contra o Palmeiras, em São Paulo. De volta ao futebol brasileiro, aonde já comandou o Bahia, Renato Paiva tem algumas missões a desenvolver no Botafogo.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Melhorar rendimento da equipe:
O primeiro grande objetivo de Renato Paiva vai ser recolocar o Botafogo em um momento positivo. O atual campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores começou o ano de 2025 de maneira muito negativa. Em 14 jogos, o Botafogo venceu apenas quatro vezes e teve nove derrotas. Assim, o principal objetivo é voltar a vencer e recuperar a boa fase.
Seguir com a implementação do “Botafogo Way”:
O estilo de jogo intenso que marcou o Botafogo na temporada passada é mais um desafio para Renato Paiva. O treinador vai tentar fazer com que o “Botafogo Way”, modelo de jogo tanto cobrado por John Textor, apareça novamente. Nesse estilo, a equipe pressiona bastante a saída de bola adversária e ataca com muitos jogadores.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Consolidação como um treinador de alto nível:
Embora já tenha uma carreira bem desenvolvida, Renato Paiva ainda não é considerado um treiandor de alto padrão. No futebol profissional, conquistou apenas o Campeonato Equatoriano, pelo Independiente del Valle, e o Campeonato Baiano, pelo Bahia. Assim, conseguir grandes títulos com o Botafogo vai colocar o português em um padrão mais elevado na função de treinador.
Acabar com as dúvidas dos torcedores:
O desenvolvimento de um bom padrão de jogo aliado a possíveis títulos também vão ajudar Renato Paiva a superar uma desconfiança. Depois de especulações com treinadores de alto nível, o Botafogo acabou anunciando Renato Paiva, que inicialmente gerou uma repercussão negativa na torcida. Assim, o treinador vai precisar mostrar suas capacidades para ter o torcedor ao seu lado.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Desenvolver as categorias de base:
Por fim, outro ponto importante para Renato Paiva é o desenvolvimento de jogadores que podem servir para o futuro do Botafogo. Aliás, o português tem uma experiência de mais de 15 anos nas categorias de base do Benfica. Isso também acabou contando para que John Textor optasse por sua contratação. A incorporação de jovens no elenco principal, além da boa formação de cada um deles, é um importante objetivo para Renato Paiva.