Antes de mais nada, a Série B do Campeonato Brasileiro entra em reta decisiva e, com base em dados de desempenho, estatísticas recentes e tendências, a inteligência artificial (IA) aponta seus prognósticos para campeão, acesso, queda e artilharia quando faltam disputar 13 partidas.
De acordo com as projeções do Chat GPT (Open IA), o Coritiba surge como principal candidato ao título. A liderança atual, somada à consistência defensiva e ao aproveitamento fora de casa, colocam o Coxa em posição privilegiada para levantar a taça da Série B.
Além dele, Goiás e Criciúma aparecem bem cotados para conquistar o acesso. A Chapecoense completa a lista do G4 previsto. O time catarinense apresentou evolução nos últimos jogos, tanto no setor defensivo quanto na transição ofensiva, o que sustenta sua chance de voltar à elite.
Na parte inferior da tabela, os dados indicam cenário preocupante para Paysandu e Amazonas, ambos com probabilidades elevadas de rebaixamento. Volta Redonda e América-MG também figuram entre os mais ameaçados. Nesse sentido, a sequência de confrontos diretos, associada à falta de regularidade, reforça o risco de queda desses clubes.
Quem vai ser o artilheiro da Série B?
Ainda mais, a disputa pela artilharia também entra no radar da IA. Pedro Rocha, atacante do Remo, desponta como favorito para terminar na liderança dos goleadores. Sua mobilidade e eficiência no ataque azulino o tornam peça decisiva, além de colocá-lo um passo à frente dos concorrentes. Ele segue com 12 gols marcados nas 25 partidas disputadas.
Porém, a IA indica que os vice-artilheiros Alisson Safira (Cuiabá), Anselmo Ramón (Góias) e Carlão (Ferroviária) também terão hipóteses. Os atacantes, aliás, têm o mesmo número de gols na competição: oito.
Assim, segundo a inteligência artificial, o cenário mais provável aponta para o Coritiba como campeão, Coritiba, Goiás, Criciúma e Chapecoense no acesso, Paysandu, Amazonas, Volta Redonda e América-MG no rebaixamento, e Pedro Rocha como artilheiro da Série B.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal




