Athletico: o que ainda segura Lucho González no cargo?

Os seguidos resultados negativos na Série A do Campeonato Brasileiro estão dando fim à tranquilidade que Lucho González teve no Athletico, quando foi contratado em setembro pelo presidente Mário Celso Petraglia. Só que entre a insatisfação da torcida nas redes sociais e a decisão da diretoria em encerrar o trabalho há uma distância.
A Agência RTI Esporte apurou que Lucho González ganhou uma sobrevida no comando do Athletico após conversa nesta sexta-feira, 18, com o diretor técnico do clube Paulo Autuori. Havia a expectativa que o argentino pudesse ser demitido por causa da goleada da equipe para o Corinthians e principalmente pela posição do clube na zona de rebaixamento do Brasileirão.
Mas há motivos que evitam uma demissão de um técnico que está há dois jogos no comando do time. Ainda quem se esqueça em dado momento, os impactos do calendário feito pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sobre o Athletico é o principal. O time acabou perdendo jogadores importantes para as seleções – Agustín Canobbio e Mateo Gamarra.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
E tenta recuperar o principal jogador da equipe que se machucou após seguidos jogos pelo Furacão – Fernandinho. Titular absoluto e capitão da equipe rubro-negra. Em agosto, o camisa 5 sofreu lesão no musculo adutor da coxa esquerda. A previsão, segundo o departamento médico do clube, é que ele seja desfalque por três meses.
Ainda segundo apurou a reportagem, Fernandinho vem sendo preparado pela comissão técnica para voltar ao time no começo de novembro. Ele, portanto, só entraria em campo na reta final do Brasileirão. A presença dele dentro e fora de campo é vista como fundamental para a recuperação do Athetico.
A situação física do elenco, mesmo após pausa de dez dias por causa da Data-Fifa, obrigou Lucho González a exigir mais dos jogadores, alguns deles apresentaram déficit físico durante os treinamentos, como o zagueiro Thiago Heleno e o atacante Pablo. O elenco repleto de contratações ainda não deu liga no Brasileirão.
A queda de rendimento dos jogadores que não passaram pelo departamento médico é vista com naturalidade devido à dificuldade que o treinador vem encontrando para encontrar o chamado time ideal. Em que pese à falta de consistência tática, responsabilidade da qual Lucho González não pode se eximir.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Analisando friamente o desempenho, a troca de técnico no momento não é vista pelo ato comando rubro-negro como a opção mais inteligente. Não só por ter de reiniciar um trabalho faltando poucos jogos para o fim do Brasileirão. Mas pela conclusão óbvia de trazer um novo profissional para substituir Lucho González seria mais do mesmo.
O maior aliado de Lucho González dentro do departamento de futebol é Paulo Autuori. Mas a cobrança externa cresce a cada dia. E os números em campo também não mentem. O Athletico venceu apenas duas das últimas dez partidas na temporada. Todos sob o comando do uruguaio Martín Varini.
Internamente não há poucas pessoas que acreditam numa recuperação do time com Lucho González. Em novo momento conturbado na temporada, assim como depois da demissão do técnico Cuca, vale observar que tipo de respaldo da direção o técnico argentino terá. Nos bastidores, corre a informação de que há maior isolamento do treinador nos últimos dias.