Atlético-MG busca façanha que só um time conseguiu na história da Copa do Brasil

Antes de mais nada, o Atlético-MG precisa buscar uma virada contra o Flamengo para ficar com o título da Copa do Brasil. Depois da derrota por 3 a 1, no primeiro jogo, o Galo terá que vencer por três gols de diferença para garantir a conquista ou construir uma vantagem de dois gols de vantagem para levar a disputa para os pênaltis.
A Agência RTI Esporte fez um levantamento e descobriu que, desde que a Copa do Brasil passou a ser disputada, em 1989, apenas um clube conseguiu reverter uma desvantagem semelhante à do Atlético-MG. Isso foi em 2008, quando o Sport conquistou a taça diante do Corinthians.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Naquela ocasião, o time pernambucano também foi visitante no primeiro jogo e perdeu por 3 a 1 para o Corinthians, que atuou no Morumbi. O cenário é o mesmo que será vivido agora pelo Atlético-MG. Atuando em casa, na Ilha do Retiro, o Sport venceu por 2 a 0 e garantiu a taça.
Naquele ano, o regulamento da Copa do Brasli ainda dava vantagem para o clube que conseguia fazer mais gols do que o adversário fora de casa. Assim, como conseguiu marcar uma vez em São Paulo, o Sport acabou como campeão. Desta vez, caso o Atlético-MG consiga vencer por 2 a 0, a decisão vai diretamente para os pênaltis.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Em outras seis oportunidades, o mandante venceu o primeiro jogo por dois gols de diferença, todos eles por 2 a 0 e acabou confirmando o título mesmo jogando fora de casa. Isso aconteceu nas edições de 2005, 2006, 2009, 2010, 2012 e 2014. Nesta última, o próprio Atlético-MG conseguiu construir a vantagem favorável quando enfrentou o Cruzeiro.
Dessas seis ocasiões, em apenas uma o time que saiu derrotado por dois gols de diferença no primeiro jogo acabou vencendo a segunda partida. Em 2010, o Vitória até venceu o Santos por 2 a 1, no Barradão, mas o resultado acabou não sendo o suficiente para evitar o título do Peixe.