O Atlético-MG demitiu o técnico Jorge Sampaoli no começo da tarde desta quinta-feira,12. O treinador deixou o clube após pouco menos de cinco meses no comando do Galo. O treinador não resistiu a sequência ruim de resultados e o ambiente dentro do elenco.
No momento a direção do Galo prepara uma lista de opções para ir ao mercado da bola. Contudo, internamente alguns nomes aparecem como favoritos ao cargo. A ideia inicial é buscar treinadores que estejam livres no mercado para facilitar e acelerar a chegada do novo comandante.
Ainda não há uma definição se o Atlético-MG buscará um treinador brasileiro ou um técnico estrangeiro. Contudo, Paulo Brax vai ao mercado e pretende contratar um treinador com experiência no futebol brasileiro e com resultados positivos no Brasileirão.
Renato Gaúcho no Atlético-MG?
Desse modo, Renato Gaúcho surge como uma das primeiras opções livres no mercado. O treinador está livre desde que deixou o Fluminense em 2025. Renato é conhecido pelo estilo leve na rotina com o grupo de jogadores. A postura do treinador é bem diferente do perfil de Jorge Sampaoli.
Além disso, Renato tem bons resultados no Campeonato Brasileiro. Mesmo nunca tendo vencido a competição, normalmente os seus times fecham o torneio depois das 38 rodadas, dentro do G6. Poucas vezes ele encerrou o Campeonato Brasileiro fora do grupo que garante vaga na Libertadores da América.
Leonardo Jardim na mira do Galo
Outro nome que está livre no mercado é Leonardo Jardim. O treinador tem boa avaliação em Belo Horizonte pelo trabalho realizado recentemente no Cruzeiro. Contudo, o nome do treinador ainda não foi debatido nos bastidores do Galo.
Vale lembrar que, o técnico deixou o Cruzeiro no final da temporada de 2025 e prometeu dar uma pausa na carreira. Pedro Lourenço, dono da SAF do clube rival é grande amigo de Jardim e monitora o treinador para um possível retorno em caso de demissão de Tite.
Veja os técnicos brasileiros e estrangeiros livres no mercado
Além dos técnicos citados, outros técnicos brasileiros estão livres no mercado e podem ser procurados pelo atlético. A lista conta com nomes como Cuca, Roger Machado, Ramon Menezes, Jorginho, Guto Ferreira.
Ainda estão livres:
Argentinos:
- Ramón Díaz
- Hugo Ibarra
- Martín Demichelis
- Sebastián Domínguez
- Martín Palermo
- Ariel Holan
Portugueses
- Rúben Amorim
- Vítor Bruno
- Bruno Lage
- Carlos Carvalhal
- Renato Paiva
- Pepa





