Antes de tudo, a diretoria do Atlético-MG poderá anunciar, nas próximas horas, a saída do técnico Cuca. Nesta quinta-feira, 28, a cúpula alvinegra esteve reunida para avaliar o momento do time. Segundo apurou a reportagem da Agência RTI Esporte, as partes buscam um acordo para a rescisão contratual. Cuca passou por uma cirurgia no ombro e, por isso, não comandou o treino.
Os últimos resultados, principalmente no Campeonato Brasileiro, geraram desgaste na relação do treinador com clube e torcida. Na noite da última quarta-feira, 27, pesou a derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, em plena Arena MRV. O jogo de ida foi válido pelas quartas de final da Copa do Brasil.
A derrota para o time celeste foi a segunda seguida do Galo, que havia perdido para o São Paulo pela 21ª rodada do Brasileirão. Aliás, desde a volta da competição, em 12 de julho, após o Mundial de Clubes, o time atleticano perdeu oito partidas. Nesse período, de 14 jogos, venceu apenas cinco e empatou um.
Durante entrevista coletiva, após a derrota para o Cruzeiro, o treinador revelou seu sentimento diante do cenário desanimador: “Não tenho um prazo para te dizer, eu faço meu melhor. Eu não tenho um prazo e nem uma certeza de que as coisas vão melhorar. Eu tenho vontade de trabalhar e de fazer com que as coisas melhorem”, pontuou.
Se Cuca sair, quem vai comandar o time?
Caso se confirme a demissão de Cuca, o Atlético deverá ter no comando, interinamente, Lucas Gonçalves. Natural de Porto Alegre, ele é formado em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil. Sua carreira começou em 2004, quando assumiu como treinador do sub-11 do Grêmio.
Após atuar na base do Tricolor gaúcho, Lucas Gonçalves foi assistente do técnico Luís Antônio Zaluar na Cabofriense, em 2010. Em seguida, retornou a Porto Alegre, dois anos mais tarde, para comandar o sub-20. Mais tarde, em 2016, mais tarde, teve passagens por Tombense e Atlético Tubarão antes de o Atlético-MG contratá-lo como analista de desempenho. Em 2018, com Thiago Larghi no comando, assumiu como auxiliar.
No ano de 2019, após rápida passagem pelo Paraná Clube, Lucas Gonçalves retornou ao Atlético-MG, inicialmente como analista. Entretanto, em 2020, tornou-se auxiliar técnico da comissão permanente do clube mineiro. Lucas já foi técnico interino do Galo em 2021, após a saída de Jorge Sampaoli.
Em suma, nas próximas horas a diretoria deverá anunciar sua decisão. Segundo a imprensa mineira, a tendência é de que Cuca deixe o comando da equipe. Entre os nomes que agradam está Pedro Caixinha, que já tomou conhecimento da intenção da diretoria atleticana. Aos 54 anos, o português está sem clube desde sua saída do Santos, em abril de 2025.


