A crise do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro se agravou após a derrota para o Fluminense, no Maracanã. O resultado ampliou o jejum do time como visitante e fez o Galo atingir seu pior aproveitamento fora de casa nas primeiras 27 rodadas do torneio nos últimos 14 anos. Em 2025, a equipe disputou 14 partidas longe de Belo Horizonte e conquistou apenas duas vitórias, três empates e nove derrotas, o que representa um aproveitamento de 21,43%.
O desempenho é o mais baixo desde 2011, quando o clube somou somente oito pontos em 13 jogos fora. Desde então, o Atlético vinha mantendo números mais equilibrados, mas a sequência negativa desta temporada derrubou drasticamente o rendimento do time.
Os números históricos evidenciam a queda. Em 2021, o Galo somava 25 pontos como visitante após 27 rodadas, e em 2023 eram 22 pontos. Neste ano, o time acumula apenas nove, igualando o desempenho de 2008, quando fechou o mesmo recorte com sete pontos fora de casa.
Desde a retomada do Brasileirão, após a Copa do Mundo de Clubes, o cenário piorou. O Atlético não venceu nenhuma das oito partidas disputadas fora de casa desde então. Foram sete derrotas para Bahia, Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Vitória, Botafogo e Fluminense e apenas um empate, diante do Vasco, no Rio de Janeiro.
Quando foi a última vitória como visitante?
A última vitória como visitante aconteceu há quatro meses, no dia 1º de junho, quando o Atlético superou o Ceará por 1 a 0, no Castelão, com gol de Rony. Desde aquele jogo, o time acumula frustrações e vê o sonho de uma vaga no G-6 cada vez mais distante. Mas com o momento instável, o Galo busca reencontrar o equilíbrio e quebrar o jejum fora de casa para evitar o pior retrospecto como visitante desde 2008 e tentar encerrar o campeonato de forma mais digna.
Além disso, o Atlético MG que busca terminar o Brasileirão fora do Z-4.




