A quinta-feira (12) será de clássico no futebol brasileiro. Vitória e Bahia se enfrentam às 21h30 (de Brasília), no Barradão, em mais um capítulo da rivalidade centenária entre os dois gigantes baianos — e com tabus importantes em jogo. Enquanto o Rubro-Negro tenta voltar a vencer o maior rival após uma longa sequência negativa, o Tricolor quer espantar o retrospecto ruim quando atua no estádio adversário.
O Vitória chega pressionado. São sete jogos sem vencer o Bahia, somando quatro empates e três derrotas. A última vitória rubro-negra aconteceu em 31 de março de 2024, quando bateu o rival por 3 a 2, justamente no Barradão, na ida da final do Campeonato Baiano. Desde então, o time viu o Tricolor dominar o confronto, inclusive com o título estadual deste ano.
Confira o retrospecto recente do clássico:
-
Vitória 3×2 Bahia – Final do Baiano 2024 (ida)
-
Bahia 1×1 Vitória – Final do Baiano 2024 (volta)
-
Vitória 2×2 Bahia – Brasileirão 2024
-
Bahia 2×0 Vitória – Brasileirão 2024
-
Bahia 0x0 Vitória – Baiano 2025
-
Bahia 2×0 Vitória – Final do Baiano 2025 (ida)
-
Vitória 1×1 Bahia – Final do Baiano 2025 (volta)
-
Bahia 2×1 Vitória – Brasileirão 2025
Do outro lado, o Bahia também tem um desafio histórico. O time de Rogério Ceni não vence um clássico no Barradão desde março de 2020, quando fez 2 a 1 em um duelo com equipes alternativas. Desde então, foram seis partidas no estádio rubro-negro, com três vitórias do Vitória e três empates.
Apesar disso, o Tricolor venceu recentemente no local, mas em um jogo com mando do Barcelona de Ilhéus, por 1 a 0, no Campeonato Baiano.
Clássico Baiano
O clima é de tensão e expectativa: o Vitória luta para fugir da zona de rebaixamento, enquanto o Bahia tenta voltar ao G-4 do Brasileirão. Tabus, rivalidade e necessidade de resultado tornam o Ba-Vi desta quinta um dos duelos mais quentes da rodada.
Bahia e Vitória é um dos clássicos mais raiz do Futebol brasileiro, uma disputa dos clubes que tem história no sei Estado e ambos buscam se manter vivos na tabela.




