Barcelona pode ter achado o sucessor de Lamine Yamal: Fode Diallo encanta no Sub-13 O marfinês de apenas 13 anos é destaque nas categorias de base do Barça

Antes de mais nada, o Barcelona pode estar diante do seu próximo grande talento depois da superestrela Lamine Yamal que tem batido todos os recordes com apenas 17 anos. Assim, aos 13 anos, Fode Diallo está a dar que falar nas categorias de base do clube.
O jovem atacante do Alevín A (Sub-13) da La Masia já marcou 96 gols em apenas 30 jogos — uma média impressionante de mais de três por partida. Estes números, raramente vistos mesmo no futebol de formação, colocam-no desde já entre os nomes mais promissores da nova geração.
Não por acaso, muitos já o comparam com o astro espanhol. A verdade é que Fode Diallo tem superado os registos de craques como Lamine Yamal, Take Kubo e Ansu Fati quando tinham a sua idade. Ou seja, estamos a falar de um talento que não apenas cumpre expectativas — ultrapassa-as de forma categórica.
Além disso, o seu impacto não se limita aos números. Fode Diallo veste a camisa 7 e tem sido frequentemente comparado a Ferran Torres, tanto pela postura em campo como pela mentalidade. Mostra uma atitude implacável, característica de quem não desiste, mesmo após falhar oportunidades. Essa “mentalidade de tubarão”, como é descrita dentro do clube, tem feito dele um verdadeiro pesadelo para os defesas adversários.
Jovem brilhou no LaLiga FC Futures
Recentemente, no torneio LaLiga FC Futures, realizado no Estádio de la Cerámica, em Villarreal, Fode Diallo voltou a estar em destaque. Com uma vantagem física evidente, velocidade explosiva e instinto goleador apurado, o jovem atacante destacou-se entre os melhores.
É por isso que, cada vez mais, olheiros, treinadores e especialistas estão atentos ao seu desenvolvimento. O clube sabe o que tem em mãos e acompanha de perto cada passo do jovem prodígio. A gestão cuidadosa da sua progressão será essencial, mas o entusiasmo em torno do seu nome já é evidente.
Em suma, Fode Diallo representa muito mais do que uma promessa. Se continuar nesta trajetória, o Barcelona poderá estar a assistir ao nascimento de mais um fenómeno vindo diretamente de La Masia — tal como Yamal, mas com números ainda mais impactantes.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal