Bastidores: A pedido de Filipe Luís, Flamengo se mexe para renovar contrato de Varela

Antes de tudo, o Flamengo se prepara para renovar o contrato do lateral-direito Guillermo Varela, e a decisão conta com o respaldo de Filipe Luís. O técnico pediu ao diretor de futebol, José Boto, a extensão do vínculo do uruguaio, que completará 32 anos em março. Para a comissão técnica, o camisa 2 segue como peça fundamental no elenco.
A Agência RTI Esporte apurou que a diretoria acompanha a situação de cinco jogadores que terão contratos encerrados ao fim de 2025. Além de Varela, estão na lista o goleiro Matheus Cunha, os zagueiros Pablo e Cleiton, além do volante Erick Pulgar.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
A situação de Pablo, que voltou de empréstimo ao Botafogo, é diferente, pois ele não faz parte dos planos do clube. Varela, aliás, mostrou sua importância ao atuar improvisado na lateral-esquerda nos clássicos contra Botafogo e Vasco, enquanto estavam ausentes Alex Sandro, Ayrton Lucas e Matías Viña, todos lesionados.
No duelo contra o Vasco, por exemplo, ele teve atuação elogiada na vitória por 2 a 0, reforçando sua versatilidade no elenco. A diretoria rubro-negra, inclusive, enfrenta o assédio de clubes estrangeiros interessados no lateral-direito.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
O Independiente, da Argentina, e o Peñarol, do Uruguai, sondaram sua situação, mas nenhuma proposta oficial foi apresentada. Mesmo assim, José Boto reforçou que apenas ofertas irrecusáveis tirariam qualquer jogador do elenco.
Durante a pré-temporada nos Estados Unidos, ele foi direto: “Queremos reforçar o elenco, não deixá-lo mais frágil”. Sem perder o foco na temporada, o Flamengo já abriu negociações com os representantes dos atletas que estão em reta final de contrato.
O clube tem até junho para ampliar os vínculos e evitar que um deles assine um pré-contrato com outra equipe. A diretoria considera fundamental manter a base do elenco para as competições que virão. Pelo Flamengo, Varela soma 76 jogos e destaca-se pela precisão nos passes (90% certos em 2024), além de 113 bolas recuperadas.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Na disciplina, também impressiona: apenas 17 faltas cometidas e um cartão amarelo na última temporada. O único vermelho foi na Copa América, atuando pela seleção uruguaia contra a Colômbia. Com a confiança da comissão técnica e desempenho consistente, Varela caminha para garantir sua permanência no Mengão.