Bastidores: maratona com participação de amadores passará por pontos icônicos de Paris

Definitivamente nada será como a maratona olímpica de Paris 2024, com sua rota única e original, passando por monumentos notáveis da Cidade Luz. Devemos concordar que não é toda olimpíada que tem uma prova dessa magnitude.
O trajeto incluiu lugares icônicos como Operá Garnier, Place Vendôme, Jardins das Tulherias, Pirâmides do Louvre, Praça da Concórdia, Grand Palais, Jardins Trocadero, Palácio de Versalhes e Torre Eiffel. Os maratonistas levarão, inclusive, um pouco da magia das Olimpíadas para nove cidades: Além de Paris, o percurso inclui Boulogne-Billancourt, Sèvres, Ville d’Avraym Versalhes, Viriflay, Chaville, Meudon e Issy-les Moulineaux.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
O percurso foi inspirado em um momento histórico da França, a marcha de milhares de mulheres a Versalhes em cinco de outubro de 1789, forçando o rei Luis XVI, retornar com sua família a Paris. A largada será no Hotel de Ville e a chegada em Les Invalides, com um trajeto de 42 km e terá como diferencial, um percurso mais difícil, de maior desafio para os corredores, com diversas subidas e pontos altos, levando os corredores a chegar realmente aos seus limites.
O final da prova poderá ser visto por um público de cerca de 7 mil pessoas, distribuídos nas arquibancas que estão sendo montadas, mas a grande massa de público será mesmo a de espectadores que estarão acompanhando pelas ruas.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Além da maratona olímpica, haverá uma maratona pública, no mesmo trajeto, e uma corrida de 10 km, que acontecerá na região do centro de Paris. A ideia partiu do Comitê Organizador Local e será realizada a noite. A organização prevê a participação de 20 mil pessoas. A previsão é que os corredores possam seguir pela mesma rota dos atletas Olímpicos, trazendo uma realização única para os participantes.
A corrida mais curta, de 10km, também será realizada a noite, no mesmo dia da maratona pública, e seguirá o roteiro de passar pelos monumentos históricos do coração da capital francesa. A largada para a maratona masculina profissional, será realizada na manhã do dia 10 de agosto e a largada das profissionais femininas, acontecerá na manhã do dia seguinte, 11 de agosto, concluindo a competição.
(*) O jornalista Fernando Eduardo Lemos Vieira escreveu à convite da VQV Entretenimento, parceira da Agência RTI Esporte, líder no ramo de eventos.