Foto: Divulgação/ Twitter Paris
Andar pelas ruas de Paris no período que antecedeu os Jogos Olímpicos foi uma experiência um tanto diferente da que os turistas estão acostumados. Apesar disso, diversos pontos turísticos foram fechados ou bloqueados. Há, portanto, barreiras policiais em diversos pontos.
A segurança tem sido uma prioridade nas ruas e nos monumentos. Os protocolos adotados agora são mais rigorosos. Em lugares públicos, por exemplo, agentes da força especial policial verificam mochilas e bolsas, procedimentos encarados com normalidade por todos.
Entretanto, não foi possível chegar à entrada do Museu Conciergerie. Na barreira de segurança, membros do Comitê Organizador das Olimpíadas só permitiam o acesso de pessoas munidas de ingressos.
As ruas estavam com uma boa limpeza, diferente de relatos anteriores dos visitantes, sinal que as autoridades locais procuraram tomar um cuidado especial com a cidade para o grande evento.
Outra coisa que observamos, foi a ausência constante da população de rua, muito comum nos grandes centros e que até pouco tempo, também era algo muito comentado pelos turistas que passaram pela cidade.
É comum que, nesses eventos, os governos procurem resolver provisoriamente essa situação, como já foi observado em outros países que promoveram as olimpíadas. Inclusive nas olimpíadas do Rio de Janeiro.
As diversas ruas bloqueadas, para construção das estruturas dos locais de competição, para a realização dos eventos e movimentação de autoridades e delegações, juntaram-se com diversas alterações implementadas pela prefeitura, aproveitando o momento de obras.
Aproveitar a oportunidade para transformar algumas faixas de pistas em vias para ciclistas e pedestres, por exemplo, aumentou as retenções dos carros, ocasionando diversos engarrafamentos.
Outro detalhe a considerar é o elevado aumento dos transportes públicos de Paris já nesta semana dos jogos e que serão mantidas até o final dos Jogos Paraolímpicos. A passagem no período normal é de 2,15 euros (R$ 13,22, na cotação atual) e passará para 4 euros (R$ 24,59).
Além disso, algumas estações de metrô estarão fechadas por estarem nos locais das competições, dificultando ainda mais os deslocamentos. As olimpíadas de Paris 2024 está sendo um evento único. Porém, os parisienses não escondem o incomodo com a chegada.
(*) O jornalista Fernando Eduardo Lemos Vieira escreveu à convite da VQV Entretenimento, parceira da Agência RTI Esporte, líder no ramo de eventos.
Glorioso tenta vencer o Flamengo
Filipe Luís deve ter o jovem como titular
Antes de tudo, o zagueiro Nino, de 28 anos, vem consolidando sua posição como um…
Antes de mais nada, o Alverca está de volta à Primeira Liga de Portugal após…
Antes de mais nada, o Barcelona pode estar diante do seu próximo grande talento depois…
Antes de tudo, o jogo 7 deste domingo,18, entre Oklahoma City Thunder e Denver Nuggets…