O zagueiro Bastos está muito próximo de retornar ao time do Botafogo após sofrer uma grave lesão no joelho. O angolano de 34 anos vem treinando com o elenco do Glorioso neste início de temporada e deve estar presente na equipe durante o Campeonato Carioca.
Bastos ainda passará por novas avaliações com o departamento médico do Botafogo, mas a tendência é que seja relacionado já para o jogo de estreia. O Botafogo entre em campo no próximo dia 15 de janeiro, quando vai enfrentar a Portuguesa, no Luso-Brasileiro.
A princípio, Bastos vai ficar no banco de reservas, mas pode ser inserido no time durante a partida com a Portuguesa. Essa questão depende da evolução do jogador, além daquilo que planeja o técnico Martín Anselmi.
O último jogo oficial de Bastos aconteceu no dia 06 de fevereiro de 2025. Naquela ocasião, Bastos disputou apenas sete minutos da vitória sobre o Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca. Desse modo, o jogador acabou sofrendo uma grave lesão no joelho e precisou passar por cirurgia.
O angolano chegou a estar em campo durante um amistoso com o Novorizontino, disputado no dia 22 de março de 2025, mas atuou apenas durante o primeiro tempo e não retornou mais. Já no Mundial de Clubes, Bastos acabou relacionado pelo então técnico Renato Paiva para o jogo com o Atlético de Madrid, mas não entrou em campo.
Carreira de Bastos
O zagueiro angolano chegou ao Botafogo em 2023 após passagem pelo Al-Ahli Jeddah, da Arábia Saudita. Em sua primeira temporada pelo Botafogo, o zagueiro chegou no meio do ano e fez apenas quatro jogos na ocasião.
Em 2024, Bastos viveu a sua melhor fase pelo Botafogo e foi titular durante a maior parte da campanha nos títulos do Campeoanto Brasileiro e da Copa Libertadores. Ao todo, o defensor disputou 55 partidas e marcou quatro gols. Por fim, em 2025, o zagueiro angolano atuou em apenas uma partida.


