Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Bordeaux foi da glória na França à falência; entenda o que aconteceu com o clube

O Girondins Bordeaux decretou falência, de forma oficial, na última quinta-feira, 25, e comunicou aos jogadores a rescisão de todos os contratos vigentes, como também, encerramento de suas atividades no centro de treinamento da equipe.

Tradicional equipe do futebol francês, o hexacampeão nacional foi fundado em 1881 e, nos últimos anos, vinha atravessando uma grave crise financeira. O clube enviou um comunicado ao Federação Francesa de Futebol informando sobre o fim das atividades esportivas.

Publicidade
8XBet
Publicidade
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Além disso, a direção do Bordeaux anunciou, neste documento, que revogava o estatuto que criou, em 1937, o futebol profissional na entidade. A Agência RTI Esporte apurou que estava marcada uma reunião entre a diretoria do clube e a Liga DNCG.

Entretanto, o encontro, que estava agendado para o dia 1º de agosto, com o órgão responsável por aprovar as contas dos clubes filiados à Federação Francesa, foi cancelada. Por conta dos problemas financeiros, o Bordeaux foi rebaixado pela DNCG para a terceira divisão.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.

A diretoria alegou que não teria condições de disputar a Ligue 2, diante do cenário econômico que atravessava. Por esse motivo, a decisão do descenso foi tomada sob a justificativa administrativa. Na França, os clubes que participam da terceira divisão podem ser, ou não, profissionais.

Publicidade

De acordo com o regulamento do futebol francês, é possível manter o status de clube profissional por até duas temporadas. No entanto, no caso do Bordeaux, o clube optou por não seguir como “profissional”. A justificativa é de que não há recursos financeiros para a manutenção da equipe, mesmo com a redução salarial adotada.

Com isso, o time do sudoeste da França terá que rescindir com todos os atletas e perderá o título de clube formador e o centro de treinamento das divisões de base. O local conta com cerca de 70 jovens. Por fim, não poderá receber qualquer percentual de transferências dos jogadores e, até mesmo, dos mecanismos de solidariedade da FIFA.

Donos do Liverpool desistem da compra

Há cerca de 10 dias, a Fenway Sports Group (FSG) desistiu de comprar as ações do Bordeaux, o que frustrou os planos de recuperação do clube. O grupo é conhecido no mundo do futebol por ser dono do Liverpool (ING). Apesar de não divulgar o valor do investimento, os franceses precisariam de cerca de 40 milhões de euros para se reerguer na próxima temporada.

(*) Lucas Maciel, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Paris

Publicidade
8XBet
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.

AdBlock

Publicidade
8XBet
Publicidade
8XBet