O Mirassol está a protagonizar uma das histórias mais surpreendentes da Série A do Campeonato Brasileiro. A vitória por 3 a 2 sobre o Vasco, na última rodada, estendeu a invencibilidade da equipe para nove jogos. Com isso, o time paulista já se consolida como uma das grandes surpresas da competição.
Mesmo com o elenco menos valioso do Brasileirão — avaliado em apenas 18,9 milhões de euros (R$ 120,2 milhões, na cotação atual) — o Mirassol tem alcançado feitos impressionantes. Para se ter uma ideia, o elenco vale 11 vezes menos que o do Flamengo. Ainda assim, a equipe mostra consistência e competitividade.
Atualmente, o clube ocupa a 5ª colocação na tabela, ou seja, está dentro da zona de classificação para a Copa Libertadores da América. Além disso, é uma das únicas duas equipas com apenas duas derrotas até aqui, ao lado do líder Flamengo.
O desempenho em casa também se destaca. O clube paulista é uma das cinco equipas invictas como mandante, o que reforça sua força diante da torcida do Terror do Interior com mérito, claro, do comando técnico de Rafael Guanaes.
No ataque, o time comandado pelo técnico Rafael Guanaes mantém um ritmo forte e eficiente. É, portanto, a terceira equipe mais goleadora da competição, com 27 gols marcados. Assim, supera até mesmo alguns dos gigantes do futebol nacional.
Quem se tem se destacado no elenco do Mirassol?
Esse desempenho extraordinário já tem rendido comparações com outros “azarões” históricos. Por essa razão, alguns analistas apelidaram o clube de “Borussia de Mirassol de 2025”. A referência é ao estilo ofensivo e imprevisível do Borussia Dortmund em seus melhores anos.
No elenco, o lateral-esquerdo Reinaldo (artilheiro e jogador com mais assistências), o meia-atacante Danielzinho (jogador com mais partidas) e o atacante Chico da Costa (fez quatro gols nos últimos cinco jogos), têm estado em evidência.
Com um orçamento enxuto, elenco modesto e jogo ousado, o Mirassol conquista mais que pontos. Além disso, tem ganhado a simpatia de torcedores de outros clubes. Caso mantenha esse ritmo, pode até sonhar com uma inédita vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América.
André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal


