Botafogo acerta empréstimo pelo retorno de Jeffinho, do Lyon
Ele está de volta: Jeffinho é novamente atacante do Botafogo. O atacante pertence ao Olympique Lyon, da França. O ponta-esquerda chegará por empréstimo até 31 de dezembro de 2024. A negociação teve o aval do técnico Tiago Nunes.
A Agência RTI Esporte apurou que Jeffinho chegou a receber propostas melhores de outros clubes brasileiros. O estafe do jogador, nesse meio tempo, foi procurado por Atlético-MG, Grêmio e São Paulo, mas prevaleceu a vontade de retornar ao Botafogo.
A volta de Jeffinho é vista como uma solução para o ataque alvinegro. Isso porque, o técnico Tiago Nunes nunca escondeu a vontade de aumentar a concorrência na ponta-esquerda. Afinal, ele conta com Victor Sá e Emerson Urso como opções.
Dessa forma, John Textor pediu o retorno de Jeffinho, com passagem destacada em 2022, para atuar na posição nesta temporada. Havia um acerto entre Botafogo e Olympique Lyon que dava prioridade ao clube num retorno do jogador ao Brasil.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Olympique Lyon tinha interesse em emprestá-lo para alguma equipe da Europa. A falta de ofertas, porém, fez os franceses aceitarem a oferta alvinegra. Jeffinho tem contrato até junho de 2026.
Nesta temporada, jogou 801 minutos pela equipe que também faz parte da Eagle Holdings, conglomerado de futebol administrado por John Textor, desde dezembro de 2022. Foram 19 partidas no Campeonato Francês e duas na Copa da França.
A carreira
Jefferson Ruan Pereira dos Santos, o Jeffinho, nasceu em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Foi formado nas categorias de base do Resende em 2019. Posteriormente, passou sem brilho pelo Gama. Em 2022, o Botafogo o comprou 60% dos direitos econômicos do jogador.
A operação custou 300 mil euros (R$ 1,5 milhão, à época) aos cofres alvinegros. Na curta passagem, disputou 26 jogos, marcou dois gols e fez quatro assistências. No fim daquela temporada, foi vendido para o Olympique Lyon por 10 milhões de euros (R$ 55 milhões).