Botafogo cita “questões geopolíticas” e desfaz acordo com o volante Wendel Volante já estava acertado com o Glorioso para a disputa do Mundial de Clubes

Anteriormente acertado com o Botafogo, o volante Wendel não será mais reforço do clube para a disputa do Mundial de Clubes. Nesta quarta-feira, 21, o clube divulgou uma nota oficial explicando que desfez o acordo que já estava firmado com o jogador. Wendel havia assinado com o Botafogo por 12 milhões de euros (R$ 75 milhões) e se apresentaria ao técnico Renato Paiva neste meio do ano.
Ainda com base nas informações do Botafogo, questões geopolíticas acabaram impedindo o acordo. Alguns proprietários do Zenit estão incluídos na lista de sanções internacionais. Deste modo, existe um impedimento para que façam acordos por conta da lei dos Estados Unidos. Assim, o Botafogo desfez a negociação que já estava sacramentada.
Wendel vinha vivendo no Brasil, já que está lesionado e não poderia defender o Zenit. O jogador inclusive já tinha contato com a comissão técnica e alguns jogadores do Botafogo. Por fim, Wendel chegou até mesmo a assistir jogos da equipe nesta temporada. Agora, sem contar com o volante, o Glorioso segue no mercado em busca de novos reforços.
Confira a nota oficial do Botafogo:
O Botafogo comunica que, em comum acordo com o Zenit, firmou o término do contrato com o volante Wendel, que estava acertado para se apresentar ao Clube na janela de transferências do meio do ano.
Por questões geopolíticas, o negócio não poderá ser concluído. Proprietários do clube russo foram incluídos na lista de sanções internacionais, o que impede, por lei dos Estados Unidos, qualquer transação com a equipe – especialmente considerando que John Textor, acionista majoritário da SAF, é cidadão norte-americano.
O Botafogo agradece ao Zenit pelo profissionalismo e pela postura respeitosa durante todo o processo de negociação. Mesmo diante de um cenário complexo e fora do controle de ambas as partes, o clube russo sempre manteve uma condução transparente e colaborativa, o que reforça a sua grandeza.
A Wendel, o Clube expressa sua gratidão pela postura exemplar e vontade de vestir a Gloriosa Camisa, desejando sucesso na continuidade da carreira.
O Botafogo segue atuante no mercado e em busca de reforços para a próxima janela de transferências e sequência da temporada 2025.