Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Botafogo: Conheça John Textor investidor da Eagle Football

Antes de mais nada, o empresário americano John Textor é o dono de 90% da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Botafogo e gerencia o clube pela Eagle Football, empresa que também detém outros clubes ao redor do mundo. A Agência RTI Esporte traz importantes informações para que os torcedores saibam mais sobre o principal acionista do Glorioso.

Antes de comprar a maior porcentagem da SAF do Botafogo e entrar de vez no futebol do Brasil, John Textor era um mero desconhecido para a maioria dos brasileiros. Embora já possuísse um importante império através da Eagle, aonde geria clubes como Crystal Palace e Olympique Lyon, Textor não tinha grande conhecimento do futebol brasileiro.

Publicidade
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Formado em economia, o empresário fez fortuna no ramo da tecnologia e do cinema. No ano de 2006, John Textor compou a empresa que foi responsável pelos efeitos especiais de importantes filmes, incluindo “Titanic”. Atualmente, a maior parte do capital de Textor vai para empresas que trabalham com inteligência artificial e imagens holográficas.

Apesar de ter se consolidado em um ramo bastante diferente do futebol e ter nascido em um país que não tem o esporte como o principal, John Textor sempre se mostrou apaixonado pelo futebol. Desta maneira, o empresário também é sócio majoritário da FuboTV, que é um serviço de streaming que transmite jogos de futebol para torcedores dos Estados Unidos, Canadá e Espanha.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.

A entrada no mundo do futebol se deu pelo Crystal Palace, que disputa a Premier League. John Textor é um dos donos do clube inglês, mas já existem rumores de que o empresário poderia vender a sua parte para investir no Everton, outro tradicional clube da Inglaterra. O Olympique Lyon, da França, e o Molenbeek, da Bélgica, também estão sob o comando de Textor, assim como o Botafogo.

Carisma como marca

Desde que chegou ao Brasil, John Textor vem tentando mudar a visão negativa que o Botafogo acumulou nos últimos anos. Com um forte investimento financeiro no futebol, o clube já conseguiu um bom retorno esportivo e retornou à disputa da Libertadores depois de sete anos.

Em muitos jogos do Botafogo no Rio de Janeiro, Textor já foi visto fazendo festa com os torcedores no Nilton Santos e não é raro ver o empresário no meio da torcida na arquibancada ou até mesmo nos arredores do estádio. Essa proximidade faz Textor entender um pouco mais do futebol brasileiro, assim como saber dos principais anseios da torcida do Botafogo.

Polêmicas fora de campo

A maneira mais incisiva de defender o clube faz Textor ser considerado um personagem bastante polêmico dentro do futebol brasileiro. O empresário já sentou no banco dos reús no STJD e chegou a ser punido pelo tribunal esportivo do Brasil por ofensas e também por deixar de cumprir ordens da Justiça Desportiva.

No ano passado, Textor esteve envolvido em polêmicas ao citar uma possível manipulação de resultados para favorecer alguns clubes no Campeonato Brasileiro. Diante das acusações do empresário, chegou a ser aberta uma CPI para apurar as denúncias de Textor.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.